Ir para o conteúdo
ou

Animenu - a responsive dropdown navigation made with SCSS

Acessos - comunidade

  • 13 usuários
  • 9896 acessos
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estruturação do Sistema Estadual de Direitos Humanos: confira os destaques da VI Conferência de Direitos Humanos do MA

29 de Fevereiro de 2016, 0:00 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda
Visualizado 27 vezes

Em data alusiva aos 84 anos da conquista do voto feminino no Brasil, a VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos foi aberta, em São Luís, na tarde do dia 24 de fevereiro, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA, com o tema “Desafios na construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos”.

Organizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDHMA), com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), a Conferência teve sua solenidade de abertura marcada pela voz feminina, à exceção da fala do presidente do CEDDHMA, Francisco Gonçalves.

“O rosto dos direitos humanos é feminino. Muitas vezes a voz feminina é silenciada e esse exercício de saber escutar é um exercício fundamental para afirmação de direitos”, disse Francisco Gonçalves ao reafirmar o papel das mulheres para a consolidação da democracia brasileira. A garantia de direitos, o fortalecimento dos conselhos e a implementação das deliberações das conferências foram questões levantadas pelas mulheres durante a abertura. Clique aqui e veja os principais momentos da solenidade.

A programação da VI Conferência Estadual seguiu até o dia 26 de fevereiro, sexta-feira, no espaço Orienta Consultoria, em São Luís, com a realização de painéis e grupos de trabalho baseados no tema “Desafios na construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos” e em três eixos orientadores:

>> Eixo 1: A interface entre a Política Estadual de Participação Popular e o Orçamento Público na garantia dos Direitos Humanos;

>> Eixo 2: O Sistema Estadual de Direitos Humanos e a garantia da transversalidade das políticas de direitos humanos;

>> Eixo 3: Sistema Estadual de Direitos Humanos na conjuntura atual: programa Pacto pela Vida – desafios a serem enfrentados.

 

Acompanhe os principais assuntos que nortearam a discussão da temática clicando aqui.

 

Para cada eixo discutido foram aprovadas 10 propostas pela plenária da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos, totalizando 30 propostas. Também foram eleitos os delegados que representarão o Maranhão na Conferência Nacional de Direitos Humanos (25 delegados da sociedade civil e 17 do poder público).


Categorias

Conferências , Direitos Humanos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.