Ir para o conteúdo
ou

0 comunidades

Nenhum(a)

0 amigos

Nenhum(a)

João Vitório de Souza Netto

 Voltar a Blog
Tela cheia

aposentadoria por idade

3 de Janeiro de 2018, 0:00 , por João Vitório de Souza Netto - 0sem comentários ainda
Visualizado uma vez

A aposentadoria por idade é um benefício concedo ao trabalhador pelo Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente conhecido por INSS. O INSS é um órgão que tem ligações diretas com o Governo Federal e é vinculado ao Ministério da Previdência Social.

Para quem não sabe o INSS foi criado com o intuito de assegurar ao trabalhador e sua família o sustento quando o mesmo não tiver mais capacidade e condições de trabalhar por motivos do acidente, doença, prisão, gravidez, morte ou idade já avançada.

A aposentadoria por idade é um benefício dado ao trabalhador urbano (homem ou mulher) que comprovar que já contribuiu 180 meses ou mais, porém esse tempo de contribuição poderá ser alterado se o trabalhador começou a contribuir para o INSS até 24/07/1991.

Homens e mulheres que forem se aposentar por idade nos dias de hoje, além do tempo de contribuição terão que ter a idade mínima exigida, homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 60 anos. Lembrando que para trabalhadores rurais essa regra muda. 

O trabalhador urbano que receber o primeiro pagamento do benefício aposentadoria por idade e ficará perante a lei impedido de voltar a trabalhar por carteira assinada.Qual Será o Valor do Benefício?

Após o trabalhador informar os dados necessários, será feito um cálculo onde o INSS determinar o valor que o trabalhador receberá. A aposentadoria do trabalhador não impede o seu retorno ao mercado de trabalho, contudo deverá deverá contribuir normalmente à Previdência. 

Quais são os Documentos Necessários para dar Entrada no Benefício?

Documento de identificação com foto (RG);Cartão com o número do CPF; Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem sua contribuição ao INSS; Certidão de registro civil (nascimento ou casamento); Comprovante de endereço; NIT (PIS/PASEP/NIS);Título de eleitor; Carteira de habilitação; Comprovantes de recolhimento à Previdência Social (guias e carnês de recolhimento).

Lembrando que antes de tomar qualquer decisão o trabalhador deve pesquisar qual é o tipo de aposentadoria que é melhor para ele. Verifique se realmente vale a pena se aposentar por idade, dependendo do quanto você já contribuiu é muito mais vantajoso se aposentar por tempo de contribuição.

Escrevi um artigo em meu site sobre o tema, podendo ser consultado caso você realmente tenha interesse em obter aposentadoria por idade, clique aqui


Categorias

Assistência Social

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.