Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo divulga resultado da votação online do Orçamento Participativo 2020

26 de Outubro de 2020, 12:30 , por Coordenação PARTICIPA MA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 229 vezes

 

 Governo divulga resultado da votacao online do orcamento participativo 2020

 

O resultado da votação do Orçamento Participativo (OP) estadual de 2020 já está disponível aqui na Plataforma PARTICIPA MA, clique aqui para conferir as propostas mais votadas pela população maranhense nas 35 regiões de desenvolvimento do estado, as quais serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano de 2021.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), visa garantir a participação popular no planejamento das ações que serão contempladas no orçamento estadual.

Devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano a votação ocorreu de forma totalmente online, via plataforma PARTICIPA MA. A consulta pública do OP 2020 teve início em 27 de julho e encerramento no dia 25 de setembro, com participação de 10.567 maranhenses. Os(as) cidadãos/cidadãs indicaram as melhores ações/serviços para sua região entre as propostas que já haviam sido discutidas e selecionadas durante as 35 audiências públicas realizadas de forma presencial em 2019, por ocasião da construção do Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2020-2023.

Para o secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a votação deste ano para definição do orçamento público do Governo do Estado propiciou a formação de uma nova geração que começa a se utilizar dos benefícios do OP, para além dos movimentos sociais que tradicionalmente já participam todo ano da escolha de prioridades do OP. "Este ano, com a pandemia, pudemos exercitar ainda mais o caráter pedagógico do Orçamento Participativo. Como exemplo, tivemos a participação maciça de alunos da rede pública de ensino do Estado. Os estudantes puderam participar de forma mais efetiva, compreendendo os mecanismos da aplicação dos recursos públicos na melhoria da qualidade de vida da população e ainda exercendo cidadania de forma mais genuína”, destacou o secretário Francisco Gonçalves.

Para a Secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima, o OP sai ainda mais fortalecido esse ano diante dos obstáculos superados: “Em que pese as dificuldades impostas pelo contexto de pandemia, em especial o impedimento da realização de audiências públicas presenciais, estamos orgulhosos do grande engajamento institucional observado, que buscou mitigar esse aspecto. Toda a Rede de Educação Estadual, envolvendo SEDUC, UEMASUL e as UREs; além dos Conselhos Estaduais; a Escola de Governo; a Secretaria da Mulher e todas as demais Secretarias que compõem a Comissão Permanente do OP, mobilizaram a população maranhense em diversas regiões do Estado, por meio de eventos virtuais e intenso uso das redes sociais, assegurando uma votação notável face aos desafios deste ano. O Governo do Estado sai muito mais fortalecido e resiliente para os próximos ciclos ”, pontuou Cynthia Mota.

 

PROPOSTAS MAIS VOTADAS

As ações na área da Educação registraram maioria de votos em 07 (sete) regiões, sendo alguns dos destaques a construção de um IEMA (Instituto de Tecnologia do Maranhão) na região Gerais de Balsas/Riachão e a ampliação da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) na região do Médio Itapecuru. As áreas de Saúde, Saneamento e Projetos de Valorização/Formação dos servidores públicos estaduais aparecem como prioridade para a população em 05 (cinco) regiões. Os maranhenses também elegeram ações nas áreas da Agricultura familiar, Infraestrutura, Mobilidade urbana e Ações de Combate à Violência contra a Mulher.

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O RESULTADO COMPLETO.

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.