Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo do Maranhão apresentará Orçamento Participativo 2021 na próxima quarta-feira (21)

19 de Julho de 2021, 18:00 , por Coordenação PARTICIPA MA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 30 vezes

Com o objetivo de garantir a participação popular no planejamento das ações que serão contempladas no orçamento estadual, será lançado na próxima quarta-feira (21) o Orçamento Participativo (OP) 2021. O evento será realizado às 10h, de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo no canal "Direitos Humanos Maranhão" no Youtube, perfil da Sedihpop no Facebook e na Rádio Timbira (1290 AM).

O Orçamento Participativo é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pelas secretarias estaduais dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan). Desde o ano de 2015 a população maranhense tem a oportunidade de escolher propostas que terão prioridade na execução de obras e serviços nas regiões do estado.

O lançamento será realizado com a participação dos secretários de estado Francisco Gonçalves (Sedihpop); Cynthia Mota (Seplan); o adjunto Honorato Fernandes representando Rubens Júnior (Secap) e um representante da sociedade civil.

Durante a solenidade será apresentada a metodologia do Orçamento Participativo 2021. Assim como em 2020, este ano a votação pública será realizada de forma totalmente online, mas com uma novidade: além do acesso à consulta pública aqui no PARTICIPA MA, a população poderá votar via Whatsapp, por meio de atendimento automático/ assistente virtual. O número do atendimento será divulgado durante a live de abertura do OP.

“Essa é uma estratégia para que a votação das propostas do Orçamento Participativo esteja ao alcance das mãos de todos os maranhenses, de forma fácil e rápida. Em 2020 tivemos participação efetiva de diversos segmentos da sociedade, em especial dos estudantes da rede pública de ensino. Neste ano queremos que ainda mais pessoas possam ter acesso aos mecanismos da aplicação dos recursos públicos para melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.

Em 2020, as ações na área da Educação registraram maioria de votos em oito regiões, sendo destaque a construção de um IEMA (Instituto de Tecnologia do Maranhão) na região Gerais de Balsas/Riachão e a autorização para construção do IEMA em Guimarães na região Reentrâncias Maranhense. As áreas de Saúde, Saneamento e Projetos de Valorização/Formação dos servidores públicos estaduais aparecem como prioridade para a população em sete regiões.

Os maranhenses também elegeram ações nas áreas da Habitação, Gestão de resíduos sólidos, Políticas públicas para mulheres, Políticas públicas para juventude, Infraestrutura, Mobilidade urbana e Assistência técnica e extensão rural.

Para definir as ações prioritárias para o ano de 2022 é preciso que toda a população participe. A live de lançamento do Orçamento Participativo será aberta ao público.

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.