Território Cocais já recebeu ações priorizadas pelo OP

14 de Julho de 2016, 3:00 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Em 2015, o território Cocais priorizou como ação do Orçamento Participativo (OP) o fortalecimento do serviço de atenção básica de saúde e de alta complexidade.

Em 2016 o território já recebeu investimentos na área da saúde. Acompanhe, abaixo, informações sobre os hospitais entregues à população já reformados e com ampliação da capacidade de atendimento.

Os hospitais são uma realização da Secretaria de Estado da Saúde – SES.

MUNICÍPIO: CAXIAS

O Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão foi inaugurado no dia 27 de janeiro de 2016. Segundo a SES, o investimento inicial foi de mais de R$ 21 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Governo Federal.

O hospital possui 116 leitos de internação: 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica e 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Entre os serviços oferecidos estão: apoio diagnóstico e terapia, radiologia, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, densitometria, ecocardiograma, diagnósticos oftalmológicos, mamografia, teste ergométrico, holter, entre outros.

Foto do Hospital de Caxias. Foto: Gilson Teixeira - Secom

Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Foto: Gilson Teixeira/Secom)

MUNICÍPIO: COROATÁ

No dia 13 de junho de 2016, o Governo do Maranhão entregou os serviços de reforma e ampliação do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, no município de Coroatá.

Com a reforma e ampliação, a unidade de saúde ganhou mais 25 leitos e aumentou em 30% sua capacidade.

Entre os serviços oferecidos pelo hospital estão, entre outros, Atenção à Doença Renal Crônica, Serviço de Atenção Cardiovascular, Diagnóstico por Imagem, Diagnóstico por Laboratório Clínico, Diagnóstico por Métodos Gráficos Dinâmicos, Endoscopia, Farmácia, Fisioterapia e Hemoterapia.

Foto de duas camas de uma ala do Hospital de Coroatá. Foto Secap

Setores internos do Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, no município de Coroatá. Foto: Nael Reis/Secap

________

Municípios do Território Cocais: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Peritoró, São João do Soter, Senador Alexandre Costa, Timbiras e Timon.

* com informações da Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) e da Secretaria de Estado da Saúde.

Orçamento Participativo, saúde