Propostas do Território Baixo Parnaíba - PPA Participativo 2016-2019

22 de Maio de 2017, 3:00 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Demandas do PPA Participativo 2016 a 2019

TERRITÓRIO BAIXO PARNAÍBA

PROPOSTAS PARA A ESCUTA TERRITORIAL

1. Criar uma central de abastecimento, comercialização e industrialização da produção agropecuária do território visando a geração de trabalho e renda.

2. Incentivo da criação de peixes de fundo de quintal, com horta acoplada (Projeto Mesa Farta-UEMA), bem como implantar projetos de repovoamento de pescados dos mananciais e de tanques redes do território.

3. Implantar sistema de irrigação com tecnologia adequada para pequenas e médias propriedades no território.

4. Criação de um centro de ressocialização para o menor infrator no território.

5. Construir um centro de apoio de recuperação para usuários de substâncias entorpecentes e combater o tráfico de drogas no Baixo Parnaíba.

6. Construir, equipar e manter um núcleo regional de Direitos Humanos no território.

7. Construir, equipar e manter um núcleo regional de assistência social no território.

8. Construir e manter uma escola técnica de conselhos de direitos e polÍticas setoriais.

9. Garantir e ampliar os recursos do financiamento estadual em 100% para a política de assistência social (PAIF/ equipe volante, benefícios eventuais, MSE, PAEIF) para o território.

10. Criar um centro cultural nos municípios, regulamentando-o através da criação de Lei de incentivo à cultura.

11. Elaborar um diagnóstico socioterritorial.

12. Criar escolas técnicas para região, ofertando, inclusive, oficinas na área de artes de modo geral para qualificação dos jovens.

13. Criar cursos de qualificação e promover formação continuada para professores na área tecnológica.

14. Apoiar os municípios no que se refere ao acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao ensino regular.

15. Construção de um centro esportivo regional (modelo Vila Olímpica) com quadra de esporte, futebol arena de lazer trabalhando a descoberta de talentos e inclusão de investimento nos mesmos, acoplados a uma estrutura de acolhimentos e estadia.

16. Priorizar habitação rural considerando que o Maranhão tem o maior déficit habitacional rural do país.

17. Pavimentação asfáltica para interligação dos municípios do território (dinamização da economia, acesso a serviços públicos e estradas vicinais, facilitar escoamento da produção).

18. Estruturar e fiscalizar para evitar o desmatamento.

19. Garantir dotação orçamentária para reestruturação do ITERMA visando à execução do plano de reforma agrária do território.

20. Criar conselhos comunitários de segurança pública em cada município sendo assistidos pelo Governo do Estado.

21. Construir uma unidade de Corpo de Bombeiro que atenda as necessidades da Defesa Civil.

22. Aumentar o efetivo do batalhão de Chapadinha e criar uma companhia de polícia no território.

23. Construir mais uma CIRETRAN na região.

Orçamento Participativo, PPA, Escutas Territoriais