Propostas do Território Sertão Maranhense - PPA Participativo 2016-2019

22 de Maio de 2017, 3:00 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Demandas do PPA Participativo 2016 a 2019

TERRITÓRIO SERTÃO MARANHENSE

PROPOSTAS PARA A ESCUTA TERRITORIAL

1. Fortalecimento do sistema estadual de ATER com recursos humanos, infraestrutura e logística.

2. Criação de Centro Regional Especializado em Assistência a pessoas com deficiências.

3. Criação de Centro Regional de Apoio a Idosos e Pessoas em situação de vulnerabilidade social (com apoio social, psicológico e jurídico).

4. Instalação de um Centro de Cultura no Território para valorização das manifestações culturais dos municípios pertencentes a ele.

5. Investir em cursos de geração de renda para famílias cadastradas no CAD único.

6. Extensão e ampliação do atendimento do Ensino Médio para as áreas do campo.

7. Aumento do valor per capita do transporte escolar para área do campo.

8. Ampliação da oferta de Formação Continuada para os professores da Educação Básica contemplando as necessidades do território.

9. Revitalização dos Faróis da Educação do território.

10. Disponibilizar assistentes sociais e psicólogos para as escolas estaduais da região.

11. Criar uma coordenação de esporte e lazer dentro da regional vinculada à SEDEL.

12. Construção, Melhoria e Asfaltamento das estradas estaduais, vicinais que cortam o território.

13. Construção de açudes e barreiros para dessedentação dos rebanhos e cisternas de placas para o consumo humano e para a produção como forma de diminuir pressão dos poços artesianos.

14. Implantação de políticas de proteção das bacias hidrográficas do Médio Sertão com a criação de postos de recebimento dos resíduos sólidos, implantação de Usina de Reciclagem e aterros sanitários.

15. Aquisição e regularização de terras para o pequeno produtor pelo crédito fundiário.

16. Reestruturação da CAEMA e Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto.

17. Qualificação para policiais, aumento e permanência dos efetivos nos devidos locais de lotação.

18. Facilitar aos cidadãos condutores de veículos o acesso à CNH.

19. Levantamento do potencial turístico do território e elaboração do calendário de eventos e festividades.

Orçamento Participativo, PPA, Escutas Territoriais