Ir para o conteúdo
ou

http://www.ip.usp.br/lance/colaboradores.html - Instrutores de Libras / João 3:16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenho a vida eterna. :)) I LOVE YOU MY DEAR ______¶¶¶¶¶¶¶¶¶
_¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶____________¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†††††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶____________¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶_________¶¶¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶_______¶¶¶¶¶¶¶
_¶¶†††††¶¶¶†††††¶¶†††††¶¶¶†¶†††¶¶______¶¶††††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶†††††¶¶____¶¶¶†††††¶¶
_¶¶†††††¶¶¶¶¶¶¶¶††¶¶¶¶¶¶¶¶†††††¶¶__¶¶¶†††††¶¶¶
_¶¶††††††††¶¶¶¶¶††¶¶¶¶¶††††††††¶¶¶¶¶¶††††¶¶¶¶
_¶¶††††††††††††††††††††††††††††††††††††¶¶¶¶
_¶¶††††††††††††††††††††††††††††††††††¶¶¶¶
_¶¶††††††††††††††††††††††††††††††††¶¶¶
_¶¶¶†††††††††††††††††††††††††††††¶¶¶
__¶¶¶†††††††††††††††††††††††††††¶¶¶
___¶¶¶†††††††††††††††††††††††††¶¶¶
_____¶¶¶†††††††††††††††

 Voltar a Blog
Tela cheia

Governo realiza 1ª Devolutiva do Orçamento Participativo

15 de Dezembro de 2015, 0:00 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda
Visualizado 2 vezes

As propostas aprovadas foram simbolicamente entregues à população.

A 1ª Devolutiva do Orçamento Participativo foi realizada no dia 11 de dezembro, no auditório do Curso de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado no Centro Histórico de São Luís – MA.

Durante o evento, três segmentos representaram a sociedade maranhense no ato simbólico de entrega das 17 propostas priorizadas por mais de 23 mil maranhenses durante votação aqui no Participa MA. Carlos Pereira, representante do Fórum Estadual de Economia Solidária, Paulo Coelho, coordenador da Rede Estadual de Colegiados Territoriais e Maria de Guadalupe Furtado, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, receberam o documento, respectivamente, do secretário de estado de Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, do secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Eduardo Beckman e do secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

A entrega simbólica do Orçamento Participativo (OP) compõe as etapas de participação da população no ciclo orçamentário e teve o objetivo de instrumentalizar o cidadão e a sociedade civil organizada no acompanhamento e monitoramento do OP no Maranhão.

Para Paulo Coelho, coordenador da Rede Estadual de Colegiados Territoriais, os territórios participaram ativamente do processo do Orçamento Participativo por acreditarem no desenvolvimento do estado. “Acreditamos que é possível construir com a participação popular, acreditamos que demos o primeiro passo e que temos muito ainda por fazer, muito ainda para evoluir e muito ainda para acertar nesse governo do estado”, disse Coelho. Ele acrescentou ainda que acredita “que a estratégia de desenvolvimento territorial é a melhor possível para o Estado do Maranhão superar os índices que há muito tempo vem prejudicando o desenvolvimento do nosso estado”.

Na Devolutiva, o Governo expôs o compromisso do estado na realização do OP, destacando a importância da democratização das políticas públicas e do desafio da efetivação das propostas. Confira alguns momentos das falas da equipe do Governo presente ao evento:

 “Temos um PPA que foi fruto de uma discussão bem ampla que fizemos em todo o estado do Maranhão. É muito prazeroso chegar neste momento e dizer que as demandas que vieram da sociedade estão contempladas nessa peça maior, que é o direcionamento do governo para os próximos quatro anos e para o orçamento do ano que vem”.

Eduardo Beckman, secretário adjunto de Planejamento e Orçamento.

 

 “Para mudar a realidade de exclusão social do estado é necessário tomar medidas como essa, de um orçamento com a participação de todos, porque a necessidade primeira é a abertura de gargalos que impedem o desenvolvimento e emperram o nosso contato. E com o debate com cada um de vocês, em cada região e território, nós vamos descobrindo como abrir esses gargalos. A decisão do governador Flávio Dino é justamente obedecer a determinação do povo do Maranhão para a construção desse novo momento”.

Gerson Pinheiro, secretário de estado de Igualdade Racial.

 

“É necessário que se ouça quem está realmente na ponta das políticas públicas para saber se aquela política pública é efetiva, de que forma ela pode melhor alcançar resultado. Então aqui representa realmente um diálogo e não um monólogo. Essas audiências [escutas territoriais] não foram apenas para que o governo verbalize suas ideias e sim para ouvir a sociedade”.

Rodrigo Lago, secretário de estado de Transparência e Controle.

 

“Isso é processo revolucionário que vai mudar a história do Maranhão e é um processo pedagógico que vai mudar consciência de todos nós. É um momento histórico fazer a entrega do Orçamento Participativo para sociedade organizada do nosso estado”.

Julião Amin, secretário de estado de Trabalho e Economia Solidária.

 

“O Orçamento Participativo é elemento fundamental para democratização da política pública que queremos realmente construir. Políticas que possam estruturar e que possam ser estruturantes para o desenvolvimento do Maranhão. Elementos como educação e saúde, questões de base territorial como um todo, são considerados elementos estruturantes da política do estado do Maranhão”.

Áurea Prazeres, secretária de estado de Educação.

 

“Este encontro é um encontro com a sociedade civil e os gestores, com as secretarias responsáveis por efetivar as propostas que foram aprovadas na consulta pública. Mais ainda, nós temos que discutir juntos qual é o modelo mais adequado que atende de forma efetiva os interesses da população. Se nós observarmos, as propostas circulam em três grandes eixos – área de saúde, área de educação e área da economia solidária e trabalho – que apontam claramente a preocupação da população do Maranhão com questões fundamentais de acesso a direitos. Temos como segundo desafio dar efetivação ao Orçamento Participativo”.

Francisco Gonçalves, secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

  

Diversas organizações governamentais e não-governamentais estiverem presentes ao evento, entre elas, citamos: Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Assessoria Especial do Governador, Fundação da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual do Maranhão, secretarias de estado de Assuntos Políticos e Federativos, de Educação, da Saúde, das Cidades e Desenvolvimento Urbano, de Administração Penitenciária, de Planejamento e Orçamento, de Segurança Pública, de Trabalho e Economia Solidária, de Transparência e Controle, da Mulher, Extraordinária de Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Participação Popular. Também participaram representantes do Conselho Estadual das Cidades, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Maranhão, Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Direitos do Idoso, Fórum Estadual de Economia Solidária e Rede de Colegiados Territoriais.


Fonte: Orçamento Participativo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Por favor, edite este bloco e selecione algumas imagens