EIXO VII: Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão

13 de Dezembro de 2017, 0:00 , por Edu Aguiar - 0sem comentários ainda

PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
0

Numa sociedade de massas na qual a comunicação é cada vez mais horizontalizada é fundamental assegurar os meios de participação democrática da juventude na produção e veiculação de conteúdos, sobretudo nas redes sociais e canais de rádio e TV.
0

Possibilitar a livre expressão das ideias e o combate de todas as formas de censura ao pensamento livre, evitando o monopólio dos meios de comunicação, possibilita que a comunicação seja vista como direito humano.
0

De acordo com Canclini (2010), a apropriação que é feita pelos meios de comunicação dos símbolos da cultura, exibe a comunicação como mais um produto a ser consumido, o que impossibilita vê-la como instrumento de cidadania reflexo da sociedade.
0

Neste sentido, as ações previstas ampliam a participação da juventude e a pluralidade de vozes para expressão de sua identidade cultural e suas linguagens na perspectiva de democratização dos meios e mensagens, como condições fundamentais para garantir que mais pessoas possam ouvir e ser ouvidas.
0

Objetivo Estratégico: Contribuir para garantia do direito humano à comunicação, com ênfase na juventude para possibilitar a livre expressão das ideias; a produção de conteúdo, individual e colaborativo e acesso às tecnologias de informação e comunicação.
0

AÇÃO 1: Criar espaços de comunicação e informação para que sejam divulgados conteúdos que expressem a cultura juvenil e os(as) jovens se reconheçam nas produções regionais.
0

Responsáveis: SEEJUV, SEDIHPOP e SECAP.
0

Parceiros: SECTI, SEATI, SECTUR e Fórum Estadual de Cultura.
0

AÇÃO 2: Criar canais de disseminação das informações sobre políticas públicas estaduais com foco na juventude.
0

Responsáveis: SEEJUV e SECAP.
0

Parceiros: SEDIHPOP, SEMU, SES, SEDUC, SECTUR, SETRES, SECTI, FAPEMA e outras.
0

AÇÃO 3: Assegurar orçamento para projetos de tecnologias de comunicação e informação, que busquem reduzir as distâncias geográficas e a ampliar o acesso à internet em todo o Estado.
0

Responsáveis: SECTI, SEATI, SEEJUV, SEPLAN e SECAP.
0

Parceiros: SEDIHPOP, SEDUC, IEMA, UEMA, UFMA, IFMA, Prefeituras Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
0

AÇÃO 4: Propiciar a inclusão digital em todo o território maranhense, com banda larga, incluindo as comunidades rurais, indígena e quilombola, garantindo acesso ao mundo digital.
0

Responsáveis: SEATI, SECTI, SECAP, SEEJUV e SEIR.
0

Parceiros: SEDIHPOP, Prefeituras Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
0

AÇÃO 5: Propiciar o acesso à informação e comunicação, com ativa participação da juventude, a partir da ampliação da infraestrutura tecnológica, sobretudo nas comunidades rurais.
0

Responsáveis: SECAP, SEEJUV, SECTI e SEATI.
0

Parceiros: ANATEL, Prefeituras Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
0

AÇÃO 6: Estimular as produções audiovisuais realizadas por jovens no Estado.

Responsáveis: SEEJUV e SECTUR
0

Parceiros: SEDIHPOP, SECAP e Organizações da Sociedade Civil.
0

AÇÃO 7: Fomentar articulação e formação de redes de Educomunicação que tenham o jovem como protagonista.

Responsáveis: SEDUC e SEEJUV
0

Parceiros: SEDIHPOP, SECAP, Prefeituras Municipais, Organizações da Sociedade Civil e ABRAÇO.
0

AÇÃO 8: Criar uma plataforma virtual e material impresso para divulgação das políticas públicas de juventude.
0

Responsáveis: SECAP, SEDIHPOP e SEEJUV.
0

Parceiros: SECTI, SEGOV, IMESC e SEATI.
0

AÇÃO 9: Ampliar e revitalizar os laboratórios de informática das escolas públicas, municipais e estaduais, com equipamentos modernos e monitores capacitados, que favoreçam o acesso às mídias digitais e a inovação.
0

Responsáveis: SEDUC, SEEJUV e SEATI.
0

Parceiros: MEC, Prefeituras Municipais, SECTI, UFMA, IFMA, UEMA e IEMA.
0

AÇÃO 10: Ampliar o acesso aos canais públicos de televisão.

Responsáveis: SECAP
0

Parceiros: EBC, ANATEL, UFMA, SECTI e SEEJUV.
0

Os campos são obrigatórios.