EIXO X: Do Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente

13 de Dezembro de 2017, 0:00 , por Edu Aguiar - 0sem comentários ainda

PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
0

O meio ambiente ecologicamente equilibrado e protegido é um direito das atuais e futuras gerações. Assim cuidar deste patrimônio coletivo é indispensável para a manutenção da vida. É necessário elaborar estratégias que contribuam para os processos educativos formais e não formais permitindo a construção de uma cultura do cuidado permanente com o meio ambiente sustentável.
0

Objetivo Estratégico: Garantir a sustentabilidade dos ecossistemas maranhenses, estimulando a participação de jovens na defesa do meio ambiente saudável e ecologicamente solidário.
0

AÇÃO 1: Desenvolver ações práticas integradas à educação ambiental, conforme Lei Federal nº 9.795/1999, nas escolas públicas e privadas, garantindo que seja de forma contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

Responsáveis: SEDUC e SEMA

Parceiros: Prefeituras Municipais, SAF, SAGRIMA, CAEMA e SEEJUV
0

AÇÃO 2: Estimular a criação de comissões de estudantes nas escolas públicas, para, em parceria com os Poderes Públicos Municipais e Estadual, promoverem ações de promoção de proteção e preservação ao meio ambiente.

Responsáveis: SEDUC e SEMA
0

Parceiros: SEEJUV, Prefeituras Municipais, CAEMA, SAGRIMA, SAF, UEMA, IEMA, UFMA, IFMA, Ministério Público e SEINC.
0

AÇÃO 3: Estimular a geração de projetos de pesquisa nas escolas públicas estaduais orientados pelo Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
0

Responsáveis: SEDUC, SEMA, FAPEMA, IEMA e SEEJUV.
0

Parceiros: SECTI, SAF, IFMA, UFMA, UEMA e Prefeituras Municipais.
0

AÇÃO 4: Buscar parceria junto aos agentes financeiros para concessão de linha de crédito para projetos  agroecológicos urbanos e rurais.

Responsáveis: SETRES e SAF
0

Parceiros: SEEJUV, Agentes Financeiros, CEDRUS, FETAEMA, FETRAG e Organizações Sociais.
0

AÇÃO 5: Ampliar a fiscalização e investigação sobre os incêndios e queimadas que provocam desmatamento no Estado.
0

Responsáveis: SEMA e SAGRIMA.
0

Parceiros: CIMI, SSP, Polícia Federal, SEEJUV, SAF, Organizações Sociais e Ministério Público.
0

AÇÃO 6: Recuperar as cabeceiras dos rios e mananciais através de parcerias entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada.
0

Responsáveis: SEMA, UEMA e SAF.
0

Parceiros: SAGRIMA, EMBRAPA, ANA, Comitê Estadual de Bacias Hidrográficas, SAGRIMA, UFMA, IFMA e Organizações Sociais.
0

AÇÃO 7: Realizar campanhas de educação ambiental em toda a rede de ensino público com foco no uso racional da água, a importância dos rios, prevenção ao desmatamento e coleta seletiva.
0

Responsáveis: SEMA, SEDUC e CAEMA.
0

Parceiros: SEEJUV, SES, SAF, SEDES e  Prefeituras Municipais.
0

AÇÃO 8: Criar programas de capacitação profissional de reciclagem, reaproveitamento e reutilização para educadores urbanos e rurais com objetivo de promover a sustentabilidade ambiental.
0

Responsáveis: SETRES, SAF, SEDUC e SECTI.
0

Parceiros: SEEJUV, Conselho Estadual de Meio Ambiente, Fórum Estadual de Economia Solidária, UEMA, IFMA e UFMA.
0

AÇÃO 9: Implementar a fiscalização regular dos resíduos sólidos que são depositados em áreas abertas, visando a preservação ambiental.
0

Responsáveis: SEMA e Prefeituras Municipais.
0

Parceiros: SAGRIMA, Organizações Sociais e Ministério Público.
0

AÇÃO 10: Incentivar a criação de consórcios intermunicipais com o objetivo de estruturar a rede de saneamento básico das regiões do Estado.
0

Responsáveis: CAEMA e Prefeituras Municipais.
0

Parceiros: Frente Nacional de Prefeitos, FAMEM, SEINC e SECID.
0

AÇÃO 11: Apoiar as cooperativas de resíduos sólidos e incentivar a criação de novas cooperativas com o objetivo de promover trabalho e renda na sustentabilidade.
0

Responsáveis: SETRES, SEMA e SEINC.
0

Parceiros: SEEJUV, SAF, SEMU e SEDES.
0

AÇÃO 12: Instituir comitês de juventude pela preservação das bacias hidrográficas e pelo reflorestamento, para atuar junto às comunidades dos municípios.
0

Responsáveis: Prefeituras Municipais, SEEJUV e SEMA.
0

Parceiros: Conselho Estadual de Meio Ambiente e Comitê Estadual de Bacias Hidrográficas.
0

Os campos são obrigatórios.