Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 215 comentários
  • 369954 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Região Metropolitana encerra ciclo de Escutas Territoriais para o PPA 2016-2019 e Orçamento Participativo 2016

2 de Agosto de 2015, 3:00 , por Edu Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Cerca de 500 representantes dos municípios da Região Metropolitana participaram da Escuta Territorial da Região Metropolitana, dia 22 de julho, no auditório do Complexo Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa debateram e sinalizaram as prioridades de investimentos a partir de cinco eixos temáticos, sendo: Qualidade de Vida (Saúde, Saneamento, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Habitação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana); Desenvolvimento Socioeconômico (Trabalho e renda, Turismo, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Agricultura, Indústria e Comércio); Desenvolvimento Humano (Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura); Defesa Social (Segurança, Sistema Penitenciário e Trânsito); e Direitos Humanos (Assistência Social, Participação Popular e Inclusão Social).

Para o titular da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, essa mobilização vai ajudar bastante o Governo do Estado a investir em ações que são prioridades para o povo.

Esse encontro nos mostra que não temos que ter medo do debate, porque isso é democracia, é a construção de políticas públicas de forma transparente. Essas escutas não são os únicos instrumentos de participação do governo. Temos dialogado com toda a sociedade civil através de mesas de trabalho para enfrentar conjuntamente os problemas do Estado. O segredo da democratização do estado é a democratização do orçamento e a participação popular de forma transparente”, destacou o secretário Francisco Gonçalves.

Quem fez questão de participar ativamente desse processo foi a parteira profissional, Marina Santos, da área do Itaqui-Bacanga de São Luís, que se inscreveu no Eixo Qualidade de Vida. “Vim especialmente para incluir nas demandas do PPA o reconhecimento à classe das parteiras, que já existe há 25 anos no Estado do Maranhão, mas nunca teve sua devida importância”, disse.

As propostas para o PPA serão encaminhadas aos técnicos da Secretaria de Planejamento. Já as propostas para o Orçamento Participativo 2016 estarão disponíveis para a priorização aqui no Participa MA.

______________

* com informações da Secretaria de Comunicação do Governo.

 

 


Categorias

Escutas Territoriais