Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

Animenu - a responsive dropdown navigation made with SCSS

Acessos - comunidade

  • 16 usuários
  • 10922 acessos
 Voltar a Série Confer...
Tela cheia Sugerir um artigo

CONFERÊNCIAS: FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

25 de Outubro de 2015, 2:00 , por Edu Aguiar - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 29 vezes
Licenciado sob CC (by)

Neste conteúdo apresentamos as formas de participação nesses espaços – os tipos de participantes e suas respectivas funções.

 

Quem pode participar das Conferências?

Toda população pode participar das Conferências, de acordo com seu interesse pelas temáticas. Mas há três categorias principais que organizam e definem os níveis de participação. Acompanhe as informações abaixo e saiba mais sobre as finalidades de cada uma.

 

>> Delegado

 

Delegados/delegadas são participantes com direito a voz e voto. A eles/elas cabem representar as demandas dos segmentos para os quais foram eleitos/eleitas, além de terem a responsabilidade de decidir quais serão as propostas geradas pela Conferência.

Em algumas Conferências, o Regimento Interno pode considerar dois tipos de delegados:

 

I – Delegados eleitos: aqueles eleitos nas plenárias de cada Conferência (conferências municipais, regionais, estaduais e nacional).

II – Delegados natos: aquelas representações que participam de outras instâncias de representação e de controle social e que, de acordo com as disposições do Regimento Interno de cada Conferência, são consideradas delegados/delegadas. Exemplo: conselheiros de direitos e/ou de políticas públicas, membros das Comissões Organizadoras das conferências, entre outros.

 

Para os delegados eleitos, o Regimento Interno de cada Conferência determina os segmentos sociais a serem contemplados e suas respectivas quantidades. Vários fatores contribuem para essa caracterização, por exemplo: gênero, paridade entre o poder público e a sociedade civil, etnia, comunidades tradicionais, entre outros.

 

>> Observador

Participante com direito apenas a voz, sem direito ao voto nas deliberações e propostas da Conferência. Ainda assim, o observador tem o direito de participar das discussões e demais produções, conforme o Regimento Interno aprovado em cada Conferência.

 

>> Convidado

Participante com direito apenas a voz, convidado para a Conferência por ser representante de instituição ou movimento de relevância na área/temática. A participação é semelhante à do observador, conforme Regimento Interno aprovado em cada Conferência.

 

Veja também: 

Conferências: controle social na execução de políticas públicas

Temáticas, calendário e etapas

Organização dos debates

Etapas livres e digitais

 

 


Categorias

Conferências

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.