Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

Estatísticas para Escola dos Conselhos

  • 26 usuários
  • 0 tags
  • 0 comentários
  • 4805 acessos
Tela cheia

FORMAÇÃO INTERNA

9 de Abril de 2019, 19:44 , por Coordenação PARTICIPA MA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 36 vezes

       A atuação do Estado no cumprimento do dever, determinado pela Constituição de 88, de “assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”, requer que tais princípios sejam incorporados pelos servidores públicos, independentemente do cargo exercido, como uma orientação para sua atuação profissional.

       Neste sentido, cabe ao governo promovera capacitação/formação dos(as) servidores(as), com vistas a uma atuação em conformidade à consolidação da democracia e construção de valores de solidariedade, respeito e dignidade da pessoa humana.

       O PNDH-3 determina a Formação e capacitação continuada dos servidores públicos em Direitos Humanos, em todas as esferas de governo, uma vez que tais sujeitos são os profissionais encarregados pela execução das políticas públicas definidas pelo Estado e prestação de serviços aos cidadãos.

      Desse modo, para os servidores públicos os processos formativos são além de um direito, também um dever à medida que a elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas e o manejo dos processos administrativos exigem uma constante conexão com problemas e questões emergentes.

       Especificamente, os servidores que trabalham com Políticas de Direitos Humanos lidam constantemente com novas demandas geradas pela dinâmica crescente das violações de direitos e inserção de novas reivindicações dos sujeitos, fazendo com que os processos formativos sejam extremamente necessários. 

      Assim, a Escola dos Conselhos (SEDIHPOP), sendo um espaço permanente de formação e capacitação propõe um conjunto de atividades formativas, listadas abaixo, voltadas para os servidores da SEDIHPOP, no intuito de disseminar uma consciência coletiva sobre igualdade, tolerância, respeito à diversidade, e de combate à discriminação, opressão e violência, contribuindo para que estes sujeitos estejam imbuídos de tais princípios, alcancem a missão da SEDIHPOP de promover, defender e garantir os direitos humanos, da população maranhense, em especial dos setores mais vulnerabilizados.

 

CÍRCULO DE DEBATES

O QUE É?

Estudos mensais de 4h para discutir questões relevantes e atuais sobre a temática dos Direitos Humanos.  

QUAL O OBJETIVO?

Promover discussões sobre essas temáticas, pensando em como elas se relacionam às dinâmicas das atividades e atribuições da SEDIHPOP.  

QUAL O PÚBLICO DE INTERESSE? 

Destina-se aos servidores que compõem a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e as secretarias e órgãos vinculados.

QUEM SÃO OS FORMADORES?

Nesta atividade contamos com facilitadores que são professores/as universitários/as, servidores, ou especialistas nos temas que se dispõem gratuitamente a contribuir com este momento.

 

DIREITOS HUMANOS NA TELA

O QUE É?

Sessões mensais de cinema com exibição de filmes relacionados à questões de Direitos Humanos. A cada mês discute-se uma temática e são indicados dois filme que são escolhidos pelos servidores através de uma enquete.

QUAL O OBJETIVO?

Promover a formação dos servidores da SEDIHPOP utilizando a arte cinematográfica como ferramenta para fomentar a aproximação e debate acerca de temáticas relacionadas à luta pelos Direitos Humanos.

QUAL O PÚBLICO DE INTERESSE? 

Destina-se aos servidores que compõem a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e os que trabalham em secretarias localizadas no Edifício Clodomir Millet. 

 

CURSOS TEMÁTICOS

O QUE SÃO?

 Cursos com carga horária de até 16 horas com temáticas fundamentais sobre Direitos Humanos.

QUAL O OBJETIVO?

Oferecer formações em temáticas específicas que contribuam com as atividades dos servidores.

QUAL O PÚBLICO DE INTERESSE? 

Destina-se aos servidores que compõem a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e as secretarias e órgãos vinculados.

QUAIS OS CURSOS PREVSISTOS PARA 2019?

- Mediação de Conflitos;

- Educação Popular;

- Educomunicação.

 

 FORMAÇÃO TÓPICOS EM DIREITOS HUMANOS

O QUE É?

Um minicurso com carga horária de 20h dividido em três módulos: 1) Direitos Humanos e cidadania; 2) Violência de gênero; 3) Cidadania em preto e branco.

QUAL O OBJETIVO?

 Realizar encontros que possibilitem a apreensão de conceitos básicos sobre a temática dos Direitos Humanos.  

QUAL O PÚBLICO DE INTERESSE? 

Destina-se aos servidores terceirizados, dos setores administrativos e demais interessados que compõem a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e demais secretarias e órgãos vinculados.

QUEM SÃO OS FORMADORES?

Os módulos são ministrados pelos instrutores da Escola dos Conselhos.  

 

 

 


Categorias

Direitos Humanos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.