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Metodologia

2 de Abril de 2019, 18:00 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Proposta Curricular

Nossas metodologias estão pautadas e fundamentadas nas Bases e Epistemologias da Educação Popular e em seu Marco de Referência de Educação Popular para as Políticas Públicas, bem como no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH, a partir de um conjunto de práticas e experiências que se constituíram junto às classes populares.

O objetivo, ao escolher este marco referencial, é traçar a interlocução entre os espaços de atuação da sociedade civil e os espaços de gestão da administração pública, visando estabelecer uma relação participativa nas decisões e no controle social das políticas públicas.

 

Eixos orientadores

Considerando a proposta curricular e os objetivos gerais e específicos da Escola dos Conselhos, foi escolhida uma série de conteúdos a serem trabalhados, divididos em quatro eixos orientadores detalhados abaixo:

 

 1. Produção do Conhecimento

Este eixo visa tratar da relação da produção do conteúdo científico com a realidade dos educandos, bem como lançar um olhar crítico sobre esse processo. A quem pertence o conhecimento? O que significa a separação entre o saber dito científico e o saber classificado como popular? O objetivo aqui é pontuar que a realidade deve ser objeto de estudo e de reflexão crítica, buscando conteúdos significativos que ajudem a explicar e a entender a realidade concreta.

  

2. Formação

A Formação se coloca como um eixo orientador por entendermos que, para transformar a realidade, é necessário compreender o cotidiano e seu contexto histórico, suas relações e suas potencialidades de transformação. Os educandos(as), nesta perspectiva, tornam-se também formadores(as) durante as atividades promovidas pela escola, e também multiplicadores(as) de conhecimento nos seus espaços de atuação.

  

3. Direitos Humanos

O objetivo deste eixo é promover aos educandos o processo de reconhecimento enquanto sujeitos de direitos e o reconhecimento de sua prática enquanto defesa dos direitos humanos. Todos assumimos uma ação pedagógica na medida em que praticamos os direitos humanos. O discurso e a ação pelo direito pleno a ter uma vida digna deve ser compreendido como educativo e como parte da transversalidade que configura os direitos humanos.

  

4. Democracia e Cidadania

O objetivo deste eixo é pautar a formação de sujeitos sociais ativos, protagonistas da sua própria história, capazes de transformar seus territórios onde atuam e construir coletivamente uma cidadania consciente, crítica e militante. Trabalhar a democracia e a cidadania em nosso contexto histórico, buscar a superação de uma cultura autoritária e colonialista presente nas diferentes relações sociais e estabelecer o diálogo como eixo orientador desse debate e dessa prática pedagógica histórico-crítica em construção.


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