Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

EM DESTAQUE

 Voltar a ÚLTIMAS NOTÍ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Escola dos Conselhos articula Curso Básico na Zona Rural de São Luís

15 de Fevereiro de 2019, 17:00 , por Carlos Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes

Em fevereiro deste ano (2019), a Escola dos Conselhos iniciou o processo de articulação em oito localidades de São Luís, com ênfase na zona rural, para a preparação da realização do Curso Básico em Controle Social e Participação Popular.

Entre as que receberão a formação, estão as comunidades de Igaraú, Maracanã, Quebra Pote, Coqueiro, Nova Terra, Mato Grosso, Mojó e o município de Paço do Lumiar. As formações contemplarão trabalhadores rurais, lideranças comunitárias, grupos de igrejas, estudantes, poder público e a sociedade civil em geral. A previsão é que as oito formações se iniciem na segunda quinzena do mês de março.

 

O objetivo do Curso Básico em Controle Social e Participação Popular é promover formação que possibilite a apreensão dos fundamentos do Estado democrático de direito, sociedade, direitos humanos, controle social das políticas públicas e participação popular para o exercício da cidadania ativa para qualificar a intervenção da sociedade civil nos espaços de participação popular.

 

A articulação com as comunidades faz parte da metodologia de atuação da Escola dos Conselhos, que engloba etapas de articulação e mobilização com as lideranças locais, preferencialmente nos seus territórios, possibilitando um processo de construção coletiva de uma proposta concatenada com a realidade e aspirações locais.