Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

0 comunidades

Nenhum(a)

0 amigos

Nenhum(a)

Domínio Público

 Voltar a Domínio Público
Tela cheia

8 livros para Crianças de 0 a 2 anos em PDF

21 de Março de 2020, 12:21 , por Domínio Público - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

1. O Pequeno Polegar – Charles Perrault

BAIXAR GRÁTIS

 

2. Conta Pra Mim – Guia de Literacia Familiar

BAIXAR GRÁTIS

 

 

3. Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares

BAIXAR GRÁTIS

 

 

4. Turma da Mônica: Cuidados com o Bebê – Maurício de Souza

BAIXAR GRÁTIS

 

 

5. Voa, João – Cleide Ramos

BAIXAR GRÁTIS

 

 

6. Um Menino Genial – Keyla Ferrari

BAIXAR GRÁTIS

 

 

7. A Casa Amarela – Keyla Ferrari

BAIXAR GRÁTIS

 

 

8. João, preste Atenção! – Patrícia Secco

BAIXAR GRÁTIS

 

 

Começo esse texto reconhecendo a honra e a alegria de ter sido convidada para prefaciar o livro “Da língua oral à língua escrita: desenvolvimento dos 3 aos 6 anos, para pais e professores”. A importância do tema tratado é tão grande quanto o prazer que foi ler este material. Transformar conhecimento científico em conhecimento prático, e que pode ser aplicado no dia a dia, é uma missão para poucos. Contudo, as autoras Renata Mousinho, Evelin Schmid, Fernanda Mesquita e Gladis dos Santos souberam brincar com as palavras para contar para quem mais interessa, pais e professores, sobre os caminhos do desenvolvimento infantil. Como resultado temos um livro com informações importantíssimas, baseadas em conhecimento científico, e com uma forma de comunicar que garante a acessibilidade ao público interessado. É inegável a importância de conhecer como se dá o desenvolvimento para acompanhar, monitorar e intervir assim que necessário. Muitos estudos apontam que o período compreendido pelo período pré-escolar é crucial para o desenvolvimento de diversos aspectos de linguagem, funções cognitivas, habilidades sócio-emocionais, etc. É neste período que o cérebro tem a sua maior plasticidade e milhares de conexões são formadas com base nas experiências e estímulos recebidos e compartilhados. Portanto, é nesta fase da vida de uma criança que as intervenções e estimulações tem o seu pico de eficiência. Quanto mais cedo qualquer desvio do desenvolvimento for detectado mais rapidamente este desvio pode ser corrigido. Em outras palavras, não há razão para esperar que um baixo desempenho seja identificado se podemos estimular as habilidades e funções envolvidas e, assim, evitar maiores problemas futuros. Como o próprio título já anuncia, o livro abrange desde o desenvolvimento da linguagem oral até o aprendizado da leitura e da escrita. A descrição do desenvolvimento dos níveis linguísticos (fonológico, semântico, morfossintático, pragmático) é feita com exemplos simples e concretos para facilitar a compreensão. Em seguida, as autoras tratam da importância das funções cognitivas e da psicomotricidade para o pleno desenvolvimento da língua oral e mais tarde para alcançar a competência de leitura e de escrita. Finalmente, as autoras descrevem, com riqueza de exemplos, as etapas de desenvolvimento nos anos da Educação Infantil, ou seja, o que pais e professores devem esperar