EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE: prática fundamental para os dias atuais

Spread the love

EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE: prática fundamental para os dias atuais

A educação tem como um dos seus principais desafios SER LIBERTADORA.

E em que consiste uma EDUCAÇÃO LIBERTADORA ou uma EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA?

Como nos ensina Paulo Freire, a educação libertaria ajuda-nos a ler o mundo e a pensá-lo com criticidade, não aceitando toda e qualquer explicação. Educação nessa perspectiva, não dissocia a teoria e a prática, pois essas constituem uma unidade. A Educação libertária não permite alienação. Pois ela nos possibilita ver além das aparências, perceber o que parece oculto ou “embassa” a nossa vista ou às vezes, nos cega

A educação pode ser alienante quando não percebemos quem somos, não percebemos as nossas histórias, os nossos protagonismos, as opressões, explorações, humilhações e outras desigualdades existentes no mundo. Não percebemos e às vezes, mesmo percebendo, não as compreendemos.

O que Paulo Freire nos ensina é que a educação para ser libertária e ser contrária à alienação, precisa ser uma educação realizada com dialogo, sem autoritarismo, com afeto e respeito. A educação que olha os sujeitos em suas diferentes formas de ser, suas realidades, desejos e limitações. Sujeitos esses que tem a aprender, mas tem também muito a ensinar.

Com Paulo Freire, aprendemos que a opressão pode ceder lugar à comunhão. O amor à Pátria não existe, sem que haja amor aos que nela vivem e a constroem todos os dias com trabalho e compromisso. Não existe patriotismo sem disposição para a justiça.

Na realidade atual do Brasil precisamos reviver Paulo Freire, fazê-lo presente nas escolas e em todas as instituições e organizações que se propõem educativas com vistas a formamos pessoas conscientes de direitos e deveres voltados ao SER HUMANO E NÃO HUMANO; QUE RESPEITE E VALORIZE A VIDA EM ABUNDÂNCIA E EM IGUALDADE DE DIREITOS.

Você que está lendo este texto, que é um professor ou uma professora, que é liderança, educador/a, aluno/a, deve conhecer muitas experiências de educação nessa perspectiva ou talvez, seja você a pessoa que promove tal educação em sua comunidade, município ou território.

Então venha conhecer o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP PAULO FREIRE, iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.

O NEP pretende articular, potencializar e fomentar experiências desse tipo através de uma REDE DE EDUCADORES POPULARES NO MARANHÃO.

Seja bem vindo (a) ao NEP.

PAULO FEIRE VIVE!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *