O que é a rede de Educação Popular do Maranhão?
No ano em que comemoramos o Centenário do Educador Popular Paulo Freire, lançamo-nos o desafio de construir a Rede de Educadores e Educadoras Populares do Maranhão, porque se fazem necessárias ações coletivas e organizadas para resistir ao desmonte da esperança e criar alternativas concretas de existência livre e digna a todo o povo!
Esta é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Movimento Sem Terra para a construção de espaços de articulação e formação para professores e professoras, lideranças comunitárias, juventudes do campo e cidade, estudantes secundaristas, universitários, movimentos sociais e demais agentes de articulação social.
O intuito da rede é fortalecer a Educação Popular no Maranhão e consolidar um processo de mobilização em torno desta articulação, organizando debates, estudos, cursos de formação e ações de articulação em todo o estado. Para isso, construiremos uma alternativa de estudo e atuação em temáticas como: Direitos Humanos, Educação, Cultura e Comunicação Popular, Saúde, Gênero, Raça e Etnia, Diversidade Sexual, Terra e Trabalho. O tempo histórico exige de nós posicionamento convicto na luta por direitos, defesa intransigente do territórios e da cultura dos povos originários, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, e de assentamentos de reforma agrária, assim como exige a mobilização e solidariedade permanente para efetivação de articulações populares inspiradas pelo verbo esperançar, pela construção do mundo novo que faremos.
“Necessitamos de um tempo que plante ideias
e pratique ações transformadoras.
Que desmonte as ordens de quem escraviza.
Que provoque desejos desmedidos. Que
humanamente eduque as gerações.” (Diva Lopes)