Ir para o conteúdo
ou

Animenu - a responsive dropdown navigation made with SCSS

Acessos - comunidade

  • 36814 acessos
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Campos e Lagos, Vale do Itapecuru e Vale do Pindaré apontam suas prioridades nas Escutas Territoriais do OP

13 de Abril de 2018, 3:00 , por Milena Reis - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

Ao longo do dia de hoje, 13 de abril, cidadãos e cidadãs dos territórios Campos e Lagos, Vale do Itapecuru e Vale do Pindaré indicaram as ações que querem priorizar para o Orçamento de 2019, a partir das propostas do PPA Participativo 2016-2019 que foi apresentado durante as Escutas Territoriais nos municípios de Viana, Itapecuru e Pindaré.

Representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN) e da população dos respectivos territórios discutiram as propostas apresentadas a fim de definir as que irão ser submetidas à votação final aqui no Participa MA para eleição de uma que será contemplada na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

As áreas de Abastecimento, Reforma Agrária e Segurança foram as propostas indicadas pela população no território de Campos e Lagos. No Vale do Itapecuru, as áreas contempladas foram Igualdade Racial, Infraestrutura e Saneamento; e no Vale do Pindaré, a população indicou propostas nas áreas de Educação, Assistência Social e Meio Ambiente.

Confira abaixo as propostas indicadas:

Campos e Lagos

 - Construção de poços artesianos nas comunidades rurais e quilombolas.

- Acelerar a regularização fundiária e titulação das áreas devolutas e terras de quilombolas do território.

- Aumento efetivo de policiais, de acordo com a legislação (PM e PC).

   Escuta campos e lagos 13.04.18 op

Escuta Viana

Vale do Itapecuru

 - Fortalecimento da Política de Igualdade Racial, com reestruturação do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) para regularização das terras do estado, priorizando as terras dos povos e comunidades tradicionais/titulação definitiva da terra; a qualidade da Saúde, Educação, ampliação da Assistência Social (CRAS Quilombola).

- Estadualização e pavimentação da estrada que liga Cantanhede-Itapecuru-Tingidor-Presidente Juscelino (MA-020), interligando Presidente Vargas e Nina Rodrigues.

- Apoio ao financiamento técnico e estrutural dos sistemas de abastecimento de água, drenagem, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.

 

Escuta vale do itapecuru 13.04.18 op

Escuta Itapecuru

Vale do Pindaré 

 - Ampliar o atendimento nas escolas de Ensino Médio na perspectiva da educação integral nas zonas urbana e rural.

- Construir, manter e equipar Centro de Referência Regional para atendimento às crianças, adolescentes e jovens usuários de substâncias psicoativas, com realização de ações socioeducativas; capacitação e cursos profissionalizantes, inclusão no mercado de trabalho.

- Criação do Programa de preservação dos rios e seus afluentes, incluindo a instalação de um Batalhão de Polícia Ambiental na região.

Escuta vale do pindar  13.04.18 op

Escuta Pindaré

Para conhecer todas as propostas apresentadas para cada território, acesse as páginas Campos e Lagos (abre nova aba), Vale do Itapecuru (abre nova aba) e Vale do Pindaré (abre nova aba).

Mais informações na página da SEDIHPOP (abre nova aba).


Categorias

Vale do Pindaré, Campos e Lagos, Vale do Itapecuru, Orçamento Participativo, Escutas Territoriais

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.