Governo encerra audiências públicas do Orçamento Participativo no interior do estado

1 de Julho de 2019, 16:04 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Balsas gerais de balsas op 2019

O Governo do Maranhão encerrou as audiências públicas do Orçamento Participativo (OP) no interior do estado. Ao todo foram 34 audiências em todas as regiões.

Nesta última semana, foram ouvidas as populações das regionais do Médio Parnaíba Maranhense, Gerais de Balsas, Sertão Maranhense e Timbiras. O OP é uma importante ferramenta de democracia que estimula a participação popular uma vez que membros da sociedade debatem quais os investimentos mais importantes serão realizados na região onde moram e incluídos no orçamento público.

GERAIS DE BALSAS

Em Balsas, na última terça (25), apesar dos avanços da saúde e na educação na região, com a construção do Hospital Regional de Balsas e estruturação de Escola de Ensino Médio Padre Fábio Bertangnolli, que passou a ser de ensino integral e ainda contar com salas de aula totalmente climatizadas, melhorias estas frutos do Orçamento Participativo de anos anteriores, os balsenses optaram por incluírem em suas propostas prioritárias a construção de uma Área Vermelha de Pediatria no Hospital Regional de Balsas e ainda a reconstrução da MA 006 que liga a cidade de Balsas a Alto Parnaíba e a conclusão da MA 140 entre Balsas e o Povoado Batavo.

Na quinta-feira (27) a cidade de Riachão recebeu pela primeira vez uma audiência pública do OP e elegeu como uma das prioridades a melhoria da rede de ensino no município. Um IEMA Pleno e Vocacional foi uma das propostas que visa unir educação, ciência e tecnologia com criação de oportunidades de trabalho e renda para a juventude, além da construção de estradas na região. Durante a audiência pública, a população também teve acesso aos serviços do VIVA/PROCON que atendeu 220 pessoas com serviços de emissão de RG, CPF e Antecedentes Criminais.

REGIÃO TIMBIRAS

Em Caxias, representantes da sociedade civil da regional de Timbiras se reuniram e membros dos poderes públicos executivos e dos legislativos municipais da região, na última quinta-feira (27), no auditório da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).  Além de elencar as propostas para a gestão pública, os mais de 200 participantes também contribuíram para a definição do Plano Plurianual 2020-2023.

Assim, a Região dos Timbiras escolheu como prioridades para votação as seguintes propostas: implantar a Casa da Mulher Maranhense; priorizar a realização de concursos públicos para técnicos-administrativos, professores e para a Defensoria Pública; construção de um matadouro público regional com serviço de inspeção estadual; e ampliação do sistema de abastecimento de água em parceria com os municípios e a criação de estações de tratamento de esgoto.

REGIÃO MÉDIO PARNAÍBA

Em Timon, tivemos a maior de todas as audiências em participação popular até o momento. Cerca de 400 participantes estiveram presentes ao Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. Por lá a população irá escolher entre fortalecer a rede hospitalar de média e alta complexidade, a disponibilização de um centro administrativa do Estado para a região, a ampliação do programa de reordenamento agrário e a ampliação do programa Mais Asfalto na região.

O Orçamento Participativo (OP) 2019 é coordenado pelas Secretarias de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Secretaria Adjunta de Participação Popular (SAPP). As atenções se voltam agora para a mobilização para a última das audiências públicas que acontecerá em São Luís no próximo dia 11 de julho (quinta-feira), das 13:00  às 18:00 no auditório do Centro Pedagógico Professor Paulo Freire na UFMA. Faça o seu pré-credenciamento clicando AQUI.

Participa MA