OP2019: Audiências chegam às regionais dos Cocais, Médio Itapecurú, Alpercatas e Metropolitana

22 de Junho de 2019, 0:29 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Secretario chico goncalves abertura op2019 codo

Na última terça-feira (18), membros dos poderes públicos estadual e municipais, estudantes, ativistas de movimentos sociais e a comunidade em geral das regionais dos Cocais, Médio Itapecuru e Metropolitana discutiram suas principais demandas para compor o documento final do Orçamento Participativo 2019. Ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, agropecuária, saneamento básico e cidadania foram as eleitas como prioridades destas áreas.

Este ano a Região de Desenvolvimento Metropolitana, foi subdividida em duas devido a grande extensão territorial e densidade demográfica. Nesta primeira etapa a cidade de Rosário sediou a audiência. Medidas na hortifruticultura, indústria, complexo portuário, apicultura, comércio, turismo, avicultura, suinocultura e artesanato foram contempladas nas discussões. A regional agrega 8 municípios. Além da sede Rosário, temos Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Axixá, Presidente Juscelino e Santa Rita.

O presidente da Agência Estadual Executiva Metropolitana (Agem), Lívio Corrêa, destaca ser “significativo os encontros para contribuição às proposições do Orçamento e tendo como base as demandas prioritárias das comunidades maranhenses”. O agricultor Waldir Lima avalia “que o povo deve participar e ver o que vai ser discutido, dizer o que pensa e o que precisa. Esse é o momento para colocarmos nossas necessidades e é importante fazer parte”.

Em Itapecuru-Mirim, Região de Desenvolvimento do Médio Itapecuru, a audiência tratou do desenvolvimento das atividades agropecuárias, cerâmica e atenção às áreas quilombolas. Para o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, “as avaliações têm sido positivas e o mote dos debates é execução dos recursos com racionalização dos gastos para que as comunidades tenham suas necessidades atendidas de alguma forma”.

Membro da direção do Movimento Sem Terra (MST), Alzenira Montelo, reforçou ser “um momento importante por estarmos participando enquanto cidadã e sabemos, melhor que ninguém, as necessidades de toda a nossa região”. Em Codó, que sediou a audiência na Região de Desenvolvimento dos Cocais foram debatidas ações nas áreas de cultura do babaçu, indústria, pesca, pecuária, piscicultura, agricultura, turismo e extrativismo mineral.

O secretário (Sedihpop), Francisco Gonçalves pontuou a proposta do Governo em ouvir os maranhenses para participar das escutas e somar na execução das políticas públicas que venham atender às demandas populares. “Estou satisfeita por fazer parte de uma coisa tão importante que é contribuir para um orçamento que vai trazer coisas boas e que a nossa comunidade precisa. Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa”, disse a liderança quilombola em Codó, Ana Emília Moreira. Serão 35 audiências que prosseguem até julho.

5ª SEMANA DE AUDIÊNCIAS

Na agenda de reuniões, terça-feira (25), as audiências ocorrem na Região Geral de Balsas (Balsas); Sertão Maranhense (São João dos Patos); Médio Parnaíba Maranhense (Timon); e na quinta-feira (27), retorna à Região Geral de Balsas, dessa vez na cidade de Riachão e também em Paraibano (Sertão Maranhense) e Caxias (Região de Timbiras).

As propostas das audiências que já aconteceram já estão disponíveis para votação através do portal Participa-MA. Cadastre-se e exerça sua cidadania escolhendo qual a melhor proposta para a sua região.