Ir para o conteúdo
ou

Animenu - a responsive dropdown navigation made with SCSS

Quem participa


Acessos - comunidade

  • 42578 acessos
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Votação do Orçamento Participativo 2018: saiba como participar

17 de Maio de 2018, 8:00 , por Elen Mateus - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 511 vezes

A votação final das propostas indicadas pela população dos 15 territórios do Maranhão durante as Escutas Territoriais do Orçamento Participativo, a partir das propostas do PPA Participativo (2016-2019), começaram no dia 04 de maio e seguem até o dia 04 de junho.

Sua participação é muito importante, por isso, conheça agora todas as informações sobre o processo de votação:

 

Quando acontece a votação?

De 4 de maio a 4 de junho de 2018.

 

Quem pode votar?

A votação é aberta a todas as pessoas a partir de 16 anos de idade, que poderão votar nas propostas indicadas para o seu território.

 

Sobre as propostas indicadas

Durante as 15 Escutas Territoriais realizadas em todo o estado foram indicadas 48 propostas no total pela população dos territórios. As propostas equivalentes a cada território estão agora disponibilizadas para votação final.

 

Como participar da votação digital?

1 - Utilize o seu cadastro no Participa MA para a votação (clique em “entrar”, no menu do topo da página inicial, e coloque o e-mail/nome de usuário que você já tem cadastrado e a senha).

Mas, se você ainda não tem cadastro, faça agora! (abre nova aba).

Para autenticar seu cadastro, você vai receber no e-mail que você informar um código de verificação (se não chegar na caixa de Entrada, lembre de verificar a caixa de SPAM).

 

2 - Depois de inserir o código e validar, você vai entrar no sistema e depois clicar na imagem/banner com a chamada para a votação que está em destaque na página inicial (“vote agora”).

 

3 - Se você já informou seu município durante o cadastro, ao clicar no banner você será automaticamente direcionado para as propostas do território ao qual sua cidade faz parte.

 

4 - Se você se cadastrou aqui no Participa MA em anos anteriores, você precisará atualizar seu cadastro e informar seu município. Para isso, vai aparecer uma “tarefa” pedindo para você completar seu cadastro. Depois de ler as instruções e aplicar a tarefa, você é direcionado(a) para as propostas do território ao qual sua cidade faz parte.

 

5 - Leia as propostas e escolha aquela que melhor contribuirá para o desenvolvimento do território, na sua opinião.

 

E quem não tem acesso à plataforma Participa MA, como votar?

Aqueles que não tiverem acesso à votação online poderão participar gratuitamente através de cédulas que estarão disponíveis nas Agências dos Correios (correspondência do tipo cartão-resposta) durante todo o período da votação. Basta o cidadão/a cidadã solicitar a um funcionário dos Correios a cédula para votar no Orçamento Participativo, preenchê-la com seus dados, escolher uma proposta e devolver, sem custo.

Além disso, a equipe de governo responsável pela coordenação do processo vai disponibilizar cédulas e urnas de votação em vários eventos que acontecerão no estado, por meio de parcerias locais.

 

* O Orçamento Participativo é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

* Para conhecer todos os municípios que compõem cada território, acesse a página do OP (abre nova aba).


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.