Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

ou

Acessos - comunidade

  • 294634 acessos
 Voltar a territórios
Tela cheia

Sertão do Maranhão

22 de Maio de 2017, 3:00 , por Edu Aguiar - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 396 vezes

 

O Território Sertão do Maranhão é composto por 23 municípios maranhenses:

Barão de Grajaú, Colinas, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Jatobá, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São José dos Basílios, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e Tuntum.

Em 2015, a Escuta Territorial foi realizada no município de Colinas. Já em 2016, o evento foi realizado em São João dos Patos.

As propostas discutidas nas Escutas foram elaboradas pela população durante o PPA Participativo - você pode acessá-las aqui.

 

Acompanhe o andamento das ações abaixo:

 

Ação para o Orçamento de 2016

 

Proposta popular: Ampliação e modernização do Hospital de Urgência e Emergência da cidade de Presidente Dutra, visando atender o território do sertão maranhense.

Redação da proposta na peça orçamentária – Lei Orçamentária Anual 2016: Modernização e ampliação dos serviços de saúde.

Política pública: Saúde

Órgão responsável: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Fonte de recurso: Fundo Estadual de Saúde

 

Etapa de execução da ação:

Em andamento

Presidente Dutra: Ampliação do Hospital de Alta Complexidade de Presidente Dutra – 80% dos serviços executados (Endereço: Rua Anorato Gomes, s/n - Centro. Presidente Dutra – MA). 

A reforma incluiu a pintura de cerca de 12 mil m², recuperação de 3.400 m² de telhado e amadeiramento, impermeabilização das lajes, recuperação de 1.600 m² de paredes e 1.500 m² de piso, revestimento cerâmico de banheiros e enfermarias, substituição das esquadrias, portas e janelas e, ainda, melhorias das instalações elétricas e hidráulicas.

CONCLUÍDO

Colinas: Hospital de 40 leitos / Maternidade Humberto Coutinho.

» Obra está em execução, com 76% dos serviços realizados. Previsão de inauguração no 2º semestre/2018.  » A maternidade vai contar com 40 leitos para internação, salas de cirurgia, de parto normal e humanizado, Serviço de Pronto Atendimento equipado com diversos consultórios, salas amarela e vermelha, sala de gesso e de curativos, raio-x, sala de coleta, triagem e farmácia, além de laboratório de análises clínicas. Para as obras, o Governo, por meio da Sinfra, investe recursos do BNDES da ordem de mais de R$ 10 milhões. A unidade está localizada no bairro Chapadinha, em Colinas, em trecho da BR-135. Obra concluída, entrega: 26/09/2018.

 

 

 

Ação para o Orçamento de 2017

 

Proposta popular: Construção de um Hospital de Alta Complexidade na Região do Médio Sertão e Ampliação do hospital de Urgência e Emergência da cidade de Presidente Dutra, visando um melhor atendimento para toda região.

Redação da proposta na peça orçamentária – Lei Orçamentária Anual 2017: Modernização e ampliação dos serviços de saúde.

Política pública: Saúde

Órgão responsável: Secretaria de Estado da Saúde - SES

Fonte de recurso: FESCENTRAL

 

Etapa de execução da ação:

Em andamento

Presidente Dutra: Ampliação do Hospital de Alta Complexidade de Presidente Dutra – 80% dos serviços executados (Endereço: Rua Anorato Gomes, s/n - Centro. Presidente Dutra – MA)

A reforma incluiu a pintura de cerca de 12 mil m², recuperação de 3.400 m² de telhado e amadeiramento, impermeabilização das lajes, recuperação de 1.600 m² de paredes e 1.500 m² de piso, revestimento cerâmico de banheiros e enfermarias, substituição das esquadrias, portas e janelas e, ainda, melhorias das instalações elétricas e hidráulicas.

Colinas: construção do hospital de 40 leitos com maternidade. Obra em andamento físico: 56%.

 

 

Ação para o Orçamento de 2018

 

Proposta popular: Investir mais na educação com cursos profissionalizantes e escolas técnicas, integrando a família através de políticas públicas, voltada para a educação no trânsito, prevenção e punição de atos ilícitos para crianças e adolescentes.

Redação da proposta na peça orçamentária – Lei Orçamentária Anual 2018:

1. Qualificação profissional para o trabalho.

 Municípios: Colinas/ Tuntum 

DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Unidade Plena IEMA em Colinas - licitada, obras em andamento;  Unidade Plena IEMA em Tuntum - licitação em andamento;

 

2. Educação para o trânsito. 

3. Execução de medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade.

Políticas públicas: Assistência Social, Trânsito e Educação.

Órgão responsável: Fundação da Criança e do Adolescente; Departamento de Trânsito do Maranhão; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

 

Ação para o Orçamento de 2019

 

Proposta popular: Implantação de Políticas de proteção das bacias hidrográficas do Médio Sertão com a criação de postos de recebimento dos resíduos sólidos, e implantação de usina de reciclagem e aterros sanitários.

Redação da proposta na peça orçamentária – Lei Orçamentária Anual 2019:

  1. Incentivo às praticas ambientalmente sustentáveis.

Órgão responsável: Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA.


Categorias

Orçamento Participativo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.