Alto Turi Gurupi, Baixada Ocidental e Vale do Mearim elegem propostas OP

13 de Abril de 2018, 3:00 , por Milena Reis - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Ao longo da última quarta-feira, 11 de abril, cidadãos e cidadãs dos territórios Alto Turi Gurupi, Baixada Ocidental e Vale do Mearim indicaram as ações que querem priorizar para o Orçamento de 2019, a partir das propostas do PPA Participativo 2016-2019 que foi apresentado durante as Escutas Territoriais nos municípios de Nunes Freire, Pinheiro e Bacabal.

Representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR) e da população dos respectivos territórios discutiram as propostas apresentadas a fim de definir as que irão ser submetidas à votação final aqui no Participa MA para eleição de uma que será contemplada na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

A educação foi uma das áreas indicadas em todos os territórios das Escutas do dia 11 de abril. Além dela, agricultura e saúde foram as outras propostas indicadas pela população no território do Alto Turi Gururpi. Na Baixada Ocidental, segurança e infraestrutura completaram as áreas contempladas; e no Vale do Mearim, além da educação, a agricultura familiar foi indicada pela população.

As propostas indicadas foram:

Alto Turi Gurupi
- Criar um programa de abastecimento e verticalização dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de mel, leite, piscicultura, açaí e babaçu e hortifrutigranjeiro.
- Implantar e fomentar instituições de ensino para promover cursos de formação técnica e profissionalizante, voltados para a realidade rural do território, objetivando atender produtores rurais e seus familiares.
- Ampliar, equipar, revitalizar e manter as estruturas de hospitais já existentes em pelo menos 3 (três) polos da região (Carutapera, Santa Luzia e Zé Doca), assim como investimentos nas unidades básicas de saúde.

Escuta alto turi gurupi   nunes freire 11.04.18

Escuta município Nunes Freire

Baixada Ocidental
- Implantar delegacia da mulher no território.
- Realizar o melhoramento do acesso às comunidades tradicionais (ribeirinhos, ciganos, indígenas, quilombolas, pescadores), garantindo o escoamento da produção, acesso aos serviços de saúde e a permanência das crianças nas escolas.
- Implantação de Escolas Técnico-Profissionais para formação de mão de obra qualificada e inclusão dos jovens no mercado de trabalho com ênfase na vocação do território

Escuta baixada ocidental   pinheiro 11.04.18

Escuta município Pinheiro

Vale do Mearim
- Fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar por meio da adoção de técnicas e tecnologias com apoio de pesquisas agropecuárias.
- Criar novos cursos presenciais e a distância de graduação, pós-graduação, extensão e cursos técnicos profissionalizantes em todas as áreas.
- Implantação de escola de ensino médio e profissionalizante em tempo integral

Escuta op vale mearim   11.04.18 3

Escuta município Bacabal

Para conhecer todas as propostas apresentadas para cada território, acesse as páginas Alto Turi Gurupi (abre nova aba), Baixada Ocidental (abre nova aba) e Vale do Mearim (abre nova aba).

Mais informações na página do OP (abre nova aba).