Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 172 comentários
  • 283683 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

"Arte da resistência, Resistência da Arte" foi tema da 16ª edição dos "Diálogos Insurgentes"

6 de Março de 2020, 18:58 , por Mariana Karilena Moura - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 61 vezes
Com o tema “Arte da resistência, Resistência da arte”, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) realizou nesta quinta-feira (05) a 16ª edição dos Diálogos Insurgentes, que contou com a participação do cantor, ator e jornalista francês Frédéric Pagès e do poeta, letrista e jornalista maranhense Celso Borges como debatedores. A mediação do debate ficou por conta do professor do departamento de comunicação da UFMA, Ed Wilson Araújo. 

Na ocasião, Frédéric afirmou que acompanhou, com apreensão, a dinâmica da política brasileira nos últimos anos: “o autoritarismo é perverso à humanidade. O artista tem um papel fundamental, a arte tem o caminho da resistência, é transgressora por definição, principalmente em tempos problemáticos”. Ele ressaltou ainda que a arte, por essência, liberta: “se a arte tiver uma linguagem oficial, ela perde seu potencial, em particular a poesia. A arte não avança com censura, seja ela qual for. Faz parte do artista questionar as estruturas de poder, sejam elas de ordem política ou social". 

Já para o poeta e jornalista Celso Borges, o grande feito dos artistas é, sem dúvidas, disputar os espaços nas ruas: “esse é o grande ato de resistência. Os espaços físicos da cidade exercem um papel fundamental entre as pessoas. Vejo a arte como resistência, ocupando as ruas”. 
 
O objetivo dos Diálogos Insurgentes é ampliar o debate intersetorial e transversal de temas contemporâneos relacionados aos Direitos Humanos, assim contribuindo para a disseminação da cultura e educação em direitos humanos nos diversos segmentos da sociedade.

A 16ª edição do evento contou, para sua realização, com parceria entre a Sedihpop e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti). 
 
Confira o vídeo da 16ª edição do Diálogos Insurgentes: 
 

 

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.