Cerrado Amazônico e Cocais elegem as propostas do OP 2018

5 de Abril de 2018, 3:00 , por Milena Reis - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Plen ria escuta imperatriz 1   04.04.18

Foto: Ascom/Sedihpop

Na última quarta-feira, 04 de abril, os territórios do Cerrado Amazônico e Cocais elegeram as propostas do PPA Participativo 2016-2019 que irão para votação final, definidas nas Escutas Territoriais que aconteceram de forma simultânea nos municípios de Imperatriz (Cerrado Amazônico) e Caxias (Cocais).

Ao longo do dia, representantes do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN) – e da população dos respectivos territórios discutiram as propostas apresentadas, a fim de definir as prioridades para aprovação no OP 2018.

No Cerrado Amazônico, as propostas indicadas pela população foram nas áreas de educação, meio ambiente e saúde; e no território dos Cocais, as áreas escolhidas foram agricultura familiar e segurança pública.

As propostas eleitas foram:

Cerrado Amazônico

- Fomento à ciência: bolsas de permanência de estudos no ensino superior (Quilombolas, Indígenas, Educação do Campo e assentados) Grupos culturais; Formação continuada e permanente no desenvolvimento à pesquisa; estrutura das universidades.

- Criação de Regional da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) nos polos do sul do maranhão com fiscalização. Desenvolvimento de projetos na rede estadual relacionados ao desenvolvimento sustentável, com capacitação com formação técnica do educando e interação com a comunidade.

- Reestruturação dos hospitais regionais já existentes.

Escuta op 2018 imperatriz 1

Escuta Imperatriz

Cocais

- Fortalecer o Sistema de ATER (Criação da Lei Estadual de ATER).

- Promover ações de certificação dos produtos da agricultura familiar.

- Descentralização do IML e a garantia de concurso público para os médicos legistas.

Escuta op 2018 caxias 1

Escuta Caxias

Para conhecer todas as propostas apresentadas para cada território, acesse as páginas Cerrado Amazônico (abre nova aba) e Cocais (abre nova aba).

Mais informações na página da SEDIHPOP (abre nova aba).

Cerrado Amazônico, Cocais, Orçamento Participativo, Escutas Territoriais