Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 154 comentários
  • 246700 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Conselho Estadual da Juventude é reativado

4 de Outubro de 2019, 20:12 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 21 vezes

Fonte: ASCOM/SEDIHPOP

Nesta quarta-feira (02), a juventude maranhense conquistou a reativação do Conselho Estadual de Juventude (Cejovem), instrumento fundamental para a construção de políticas públicas estaduais para o segmento. A cerimônia foi conduzida pelo vice-governador do estado, Carlos Brandão, e pela secretária extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira, que concederam a posse aos conselheiros do Cejovem. Na ocasião, foi escolhida, ainda, a diretoria do Conselho, que será presidido pela União Nacional dos Estudantes (UNE), através do seu representante, Luís Eduardo, tendo como vice a representante da Ces, Denise Duarte, e como secretário geral, o Coletivo para Todos, representado por Carlos Augusto.

Durante o evento, o vice-governador pontuou avanços da política da juventude na atual gestão com política sociais que garantem o acesso à educação, como o Cidadão do Mundo, os editais Fapema e mesmo o transporte universitário, além da realização da Semana Estadual da Juventude, dedicada à ocupação cultural, desportiva e à discussão de políticas públicas. E defendeu que o conselho se soma a estes avanços e significa mais um passo para que as políticas sejam aprimoradas e pensadas conforme as necessidades dos jovens.

A secretária extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira, afirmou que a retomada do Conselho é uma conquista do movimento da Juventude em relação à participação social, que se materializa no ato da posse. Participação que, na concepção da secretária, será fundamental para a consolidação do Sistema da Juventude e que certamente, será construído com as mãos de muitos jovens que mesmo sem o Conselho buscavam ocupar espaços e reivindicar políticas públicas.

O protagonismo e a diversidade pautaram a fala de Josiana Lemos, representante do Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (Cdpae), que exaltou a perspectiva do Conselho de escutar o lema do movimento de Pessoa com Deficiência: “Nada sobre nós, sem nós!” ao garantir o assento de pessoas com deficiência no Conselho e, assim, avançar rumo ao que Josiana luta desde a infância: respeito à diferença e dignidade para todos.

O Cejovem é comporto de forma paritária por trinta instituições, garantindo a participação de segmentos variados, como estudantes secundaristas e universitários, negros, feministas, LGBTs, religiosos, dentre outros.

Clique aqui e confira como ficou a composição.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.