Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 160 comentários
  • 263063 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Empossada nova presidência do Conselho Estadual de Educação

6 de Dezembro de 2019, 19:39 , por Coordenação PARTICIPA MA - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 60 vezes

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa e Antônio Figueredo
Fotos: Antônio Martins

O vice-governador Carlos Brandão, representando o Governador Flávio Dino, deu posse à nova Presidência do Conselho Estadual de Educação na última terça-feira (3). Foram empossados a professora Soraia Raquel Alves da Silva e o professor Mauro Gurgel, presidente e vice-presidente, respectivamente, para o biênio 2019-2021.

A solenidade realizada no salão de atos do Palácio dos Leões contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o ex-secretário de educação, Lourenço Vieira da Silva; o promotor de Defesa da Educação, Paulo Avelar; a promotora Carla Farias, entre outras autoridades ligadas à educação.

O Conselho Estadual de Educação define normas que devem ser seguidas no âmbito educacional, fiscaliza instituições e sugere medidas para melhorar a qualidade do ensino. Apesar da autonomia, o órgão trabalha em conformidade com as diretrizes e bases nacionais.

A presidente empossada, Soraia Raquel Alves da Silva, tem trajetória reconhecida na educação maranhense. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, é servidora de carreira da Rede Estadual de Ensino e foi vice-presidente do Conselho no biênio 2017-2019. Desde 2018, Soraia desenvolve a função de Articuladora do CEE-MA, no Programa ProBNCC.

“O Conselho tem um papel fundamental nesse processo de formação de políticas educacionais no sistema estadual de educação. Este é um dos seus papéis enquanto órgão mediador entre a sociedade e o governo. Nesta elaboração de políticas, propomos cada vez mais reforçar esse papel do Conselho Estadual na discussão de políticas educacionais para fortalecer o processo democrático que atenda aos anseios da sociedade”, destacou Soraia Raquel.

Já Mauro Gurgel, cearense radicado no Maranhão, é considerado um dos maiores educadores do Estado. Professor, pesquisador e extensionista universitário, foi o primeiro Pró-Reitor de extensão da Universidade Federal do Maranhão. Na UFMA, também foi Pró-Reitor de Planejamento e participou da criação dos mestrados de Educação e de Políticas Públicas. Tem 26 trabalhos publicados em livros, além de artigos publicados em revistas e jornais.

“Uma das melhores coisas que a gente tem é ser reconhecido, e isso não é questão de vaidade, mas de saber que as pessoas acreditam nas nossas possibilidades de trabalho. Então, é uma satisfação muito grande poder contribuir e sentir que a gente ainda é importante para servir a sociedade”, expressou Gurgel.

O vice-governador Carlos Brandão enfatizou o papel importante do Conselho na efetivação das políticas públicas para a educação. “É um importante braço na tomada de decisões para o segmento, auxiliando a gestão estadual no aperfeiçoamento das políticas públicas, além de ser um interlocutor entre a sociedade civil organizada e o Governo. Caminhando juntos, fortalecemos muito mais a educação em nosso Estado”, sustentou.

“É uma imensa alegria poder estar aqui vivenciando este momento, em que essas duas pessoas, profundas conhecedoras da educação maranhense, que carregam a melhoria da educação desse Estado como uma de suas bandeiras, assumem uma função tão importante para à educação. O Governo do Maranhão e o Conselho Estadual de Educação são ligados principalmente por esse objetivo maior, que é transformar e melhorar a educação de nosso estado”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

O Promotor Paulo Avelar destacou a importância da nova presidência para o CEE-MA. “A nova presidência vem somar com este órgão. Já conhece o Conselho e terá condições de traçar novos caminhos para a educação. O Conselho ganha com isso, a educação das redes pública e privada do Estado também ganham”, realçou.

Na oportunidade, o secretário Felipe Camarão prestou homenagem ao ex-secretário de Estado da Educação, Lourenço Vieira da Silva, pelo trabalho à frente da Seduc. “Quis Deus, Dr. Lourenço, que eu estivesse neste momento dando continuidade a um trabalho revolucionário iniciado na gestão do governador José Reinaldo e que o senhor ampliou de forma brilhante com o governador Jackson Lago, com a parceria da professora Régina Galeno e, entre tantas medidas extraordinárias, está a que garantiu independência ao Conselho, para que fosse presidido por um conselheiro membro e não mais pelo Secretário de Educação como era antes. Assim, nós estamos hoje aqui, em uma solenidade que, longe de ser um ato de subjugação, é um ato de respeito”, concluiu Camarão.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.