Governador Flávio Dino empossa novos dirigentes da Fapema e Funac

6 de Maio de 2019, 16:54 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O governador Flávio Dino empossou, nesta sexta-feira (03), o novo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Maranhão (Fapema), Prof. André Santos, e a nova presidenta da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, em solenidade realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Durante a posse, o governador agradeceu o excelente trabalho prestado pelos antigos gestores, Elisângela Cardoso (Funac) e Alex Oliveira (Fapema). “Elisângela representa na pele, na sua negritude, no seu gênero, muito daquilo que sonhamos para nosso estado, símbolo do governo, ela continua na equipe, agora sob o comando do secretário dos Direitos Humanos. Alex, por sua vez, fez mais com menos, multiplicou oportunidade para os pesquisadores e se mostrou um fiel servidor do povo do Maranhão.”, acrescentou Flávio Dino.

Criança e Adolescente

Sorimar Sabóia assume a vaga anteriormente ocupada por Elisângela Cardoso, que deixou a presidência da Funac para assumir o cargo secretária adjunta da política de criança e adolescente na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).  A nova adjunta dos Direitos da Criança e Adolescente é uma conquista da Sedihpop, que deverá dar mais destaque à pauta nesta gestão.

“A criação da Secretaria Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma ação política e estratégica do Governador Flávio Dino. Política, porque na contramão do cenário nacional, o Governo tem priorizado a proteção e promoção dos direitos dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, um exemplo disso, são as decisões que tem tomado em relação à política dos povos indígenas. E estratégica, porque a Secretaria irá concentrar as articulações e ações da política da infância e adolescência no Estado, garantindo a efetivação de compromissos firmados com a sociedade civil, que possuem o objetivo de aprimorar as políticas públicas nessa área”, destacou o secretário Francisco Gonçalves, secretário de Direitos Humanos e Participação Pop

Elisângela é formada em pedagogia e pós-graduanda em educação integral pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem militância nos movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente há mais de 20 anos. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA), por duas gestões consecutivas, e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Atuou na articulação da implantação da Rede Amiga da Criança de São Luís e na implantação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil (Remaju) – esta última com foco no atendimento socioeducativo e na justiça restaurativa.

Além disso, coordenou o Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes da Área Itaqui-Bacanga – CEPROVI/Pastoral do Menor. Exerceu o cargo de superintendente de Proteção Social Especial – Alta Complexidade na Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social de São Luís (Semcas). Já presidiu a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) no período de 2007 a abril de 2009, na gestão do governador Jackson Lago.