Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 206 comentários
  • 326312 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo do Maranhão promove o III Encontro Inter-religioso em formato online

20 de Janeiro de 2021, 17:37 , por mariana moura - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

Abordando pandemia, fé, ciência e cura, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e em parceria com grupos religiosos, realiza, no dia 22 de janeiro, das 14h30 às 17h, a 3ª edição do Encontro Inter-religioso, que ocorrerá de forma online pelo Google Meet e será transmitido pelo canal do Youtube: Direitos Humanos Maranhão.

Além do tema central, “pandemia, fé, ciência e cura: cuidar de si, cuidar do outro”, será discutida durante o Encontro, a instituição de um Fórum Permanente de Diálogo Inter-Religioso com a função de propor uma política estadual para a cultura de paz e liberdade religiosa.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, afirmou que a defesa da vida por meio do enfrentamento à pandemia é um dever do Estado, que deve atuar em parceria com a sociedade civil para garantir direitos, sendo as religiões parte fundamental neste engajamento. “As religiões são essenciais na difusão de informações verdadeiras sobre a pandemia, são em muitos casos atores sociais que influenciam na tomada de decisão no nível privado”, ressaltou.

“Vejo de forma muito positiva que o III Inter-religioso paute a fé, a ciência e a cura. É uma medida responsável e empática para que possamos conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção e da vacina”, completou o secretário.

Além das discussões imediatas impostas pela situação de crise sanitária, o III Encontro Inter-religioso discutirá a institucionalização de um espaço de diálogo entre as diversas lideranças religiosas, como: matriz africana, budistas, católicos, protestantes, adventistas, espíritas, entre outros. Tal Fórum deve ser instituído por portaria da Sedihpop e composto pelos diversos segmentos religiosos, representantes do poder executivo estadual, da justiça, universidades, conselhos de direitos, associações e organizações não-governamentais.

Em relação à instituição do Fórum, o secretário destacou que “o espaço deve contribuir com a implementação de políticas de prevenção e combate à intolerância religiosa e promoção da cultura de paz e liberdade de religião. Não basta apenas dizer-se a favor da diversidade religiosa, é preciso garantir condições para que os seus atores discutam suas questões e prioridades e elaborem suas estratégias para promoção de convivência respeitosa e harmônica”.

Caberá ao Fórum o desenvolvimento de programas e ações que promovam a prevenção e o combate à intolerância religiosa disseminando a cultura de paz; o incentivo ao diálogo entre as igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas, com o objetivo de sensibilizar as lideranças religiosas sobre a importância da propagação da cultura de paz para a promoção do bem comum; a interlocução com as entidades públicas ou privadas que atuem nas questões de direitos humanos, com vistas a ampliar as relações e estimular a cooperação mútua em prol da promoção e garantia da liberdade religiosa e de expressão; a promoção, em âmbito estadual, da interface entre os diversos segmentos religiosos; o fomento à criação de Fóruns Inter-religiosos Regionais, visando contribuir de forma incisiva para a implementação de políticas públicas efetivas de prevenção e combate à intolerância religiosa no estado do Maranhão; a elaboração do Calendário Inter-religioso do Estado; a proposição e participação da elaboração de políticas públicas, programas e ações governamentais que visem ao combate à intolerância religiosa e à promoção de cultura de paz.

As inscrições no evento podem ser realizadas até o dia 21 de janeiro pela plataforma Participa MA, por meio do link: https://participa.ma.gov.br/portal/blog/iii-encontro-inter-religioso-do-maranhao. A participação no evento garante certificado de 3 horas. Participe!

 

Fonte: https://www.ma.gov.br/

 

Inter religioso


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.