PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Lideranças da sociedade civil organizada são capacitadas sobre PPA e Orçamento Participativo

By | Published | Nenhum comentário

Assegurar que a sociedade participe das decisões sobre os recursos públicos é proporcionar que modelos de gestão democráticos sejam implantados. Nesse sentido, lideranças da sociedade civil organizada de todo o estado, que integram os Territórios da Cidadania, se reuniram para discutir o modelo proposto pelo governo para elaborar o Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo.

A capacitação das lideranças territoriais para o PPA e Orçamento Participativo ocorreu nos dias 21 e 22 de maio, na Casa das Irmãs de São José, em São Luís. Na ocasião, os técnicos do governo explicaram como funciona o Orçamento Público e os instrumentos legais vinculados a ele; a estratégia de Orçamento Participativo proposta pelo governo; e noções sobre educação fiscal.

As lideranças debateram formas de multiplicação e mobilização popular para replicar as informações sobre PPA e OP em cada território (região) do estado. Realizaram, ainda, um exercício prático de identificação de problemas e soluções para o desenvolvimento sustentável regional, a partir de eixos temáticos como educação, saúde, saneamento, desenvolvimento socioeconômico, agricultura, pecuária e pesca, segurança, defesa social, entre outros.

A capacitação foi organizada pelas secretarias de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan).

78 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br