Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 149 comentários
  • 166139 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Milhares de maranhenses participam das primeiras audiências públicas do OP2019

2 de Junho de 2019, 13:22 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 9 vezes

Teve início na última terça-feira (28), a primeira rodada das audiências públicas do Orçamento Participativo 2019. As cidades de Pinheiro, Viana, Cândido Mendes, Barreirinhas, Arari, São Bernardo, São Bento e Governador Nunes Freire receberam milhares de maranhenses que puderam discutir e opinar sobre as prioridades para sua região.

Coordenado pela SEDIHPOP, através da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular, pela SEPLAN e pela SECAP. O Orçamento Participativo tem como principal objetivo ouvir a população que participará de forma mais efetiva na contrução do PPA-20/23 e da LOA 2020, elegendo as prioridades para execução do orçamento público do Governo do Maranhão para a sua região.


Divididos em 4 Eixos (Injustiças sociais, Cuidar do dinheiro público, desenvolvimento para todos e infraestrutura e logística) os participantes puderam escolher o eixo com o qual tinha mais afinidade e assim participar das discussões, opinando, propondo e votando em sua proposta preferida.


BAIXADA MARANHENSE


As populações de Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim e São Bento tiveram a chance de decidir sobre a aplicação do Orçamento Público, durante a audiência em São Bento. No conjunto de prioridades, ações na pesca, avicultura e turismo; criação de escola naval e polo industrial; inclusão digital; políticas de inclusão social e econômica dos afrodescendentes; segurança pública; apoio à formação de arranjos produtivos locais; incentivo ao laticínio caseiro; e criação de políticas aos assentamentos rurais e áreas remanescentes de quilombolas.


Para a secretária adjunta de direitos humanos e participação popular Creuzamar de Pinho é importante ressaltar o caráter pedagógico das audiências públicas do OP. Segundo ela, abrir o orçamento para a participação popular, tornando-o palpável e acessível a todo e qualquer cidadão mostra como o Governo do Maranhão está sensível para saber exatamente o que a população quer. E a grande participação popular registrada nas 8 primeiras reuniões é a prova de que estamos no caminho certo.


CAMPOS E LAGOS


O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e investimentos do Governo do Maranhão na infraestrutura e saúde na regional foram os temas principais da audiência do Orçamento em Viana e Arari, que agregou cidades da regional de Campos e Lagos. Incentivar a agricultura familiar, dinamizar a agroindústria, explorar o potencial turístico, construir hospital regional de média e alta complexidade e saneamento para a área rural estão na lista de prioridades à população local.


Para Hytalo Neves, membro do Fórum de Juventude da Baixada, o OP é a oportunidade da população se fazer ouvir diante do governo. “Aqui tivemos secretários de estado e outros membros do governo que puderam ver e ouvir nossos anseios e nossas carências. Agora é partir para escolher a melhor proposta para nossa região.” Disse.

VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS


Com o término de cada audiência, 4 propostas (uma por eixo) são escolhidas e podem ser votadas no portal www.participa.ma.gov.br. Assim, mesmo quem não participou da audiência presencialmente poderá escolher a sua proposta preferida. Outra forma é votar através de cédula eleitoral que será disponibilizada em todas as agências dos Correios espalhadas nos 217 municípios do Maranhão.


MAIS AUDIÊNCIAS


Já nos dias 4 e 6 de junho é a vez das cidades de Brejo, Cururupu, Pedreiras, Barra do Corda, Chapadinha, Presidente Dutra, Bacuri e Santo Antônio dos Lopes receberem a caravana do OP 2019. Fique ligado e participe das audiências e votações. A verdadeira mudança se faz com participação popular.


Fonte: Orçamento Participativo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.