Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 146 comentários
  • 238258 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE FOI PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

3 de Outubro de 2019, 8:00 , por Maxwell Guerra Cunha Santos - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 20 vezes

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (02) no Auditório Deputado Neiva Moreira na Assembleia Legislativa, mais uma audiência pública para tratar sobre territórios quilombolas. 

A reunião foi presidida pelo Deputado Duarte Júnior e tinha como foco principal a certificação do Quilombo Urbano da Liberdade.

Durante o evento, foram apresentadas pesquisas sobre o bairro da Liberdade como quilombo urbano e discutida a importância de se trabalhar pelo reconhecimento do bairro como comunidade quilombola, garantindo-lhes os direitos que lhes são devidos.

O Secretário de Igualdade Racial do Governo do Maranhão, Gerson da Conceição, destacou a importância do bairro se reconhecer como negro. Segundo ele, este foi sem dúvida o ponto de partida. Este grito de auto reconhecimento, foi o marco inicial deste trabalho que irá culminar com a certificação do Bairro da Liberdade como Quilombo Urbano. Enfatizou.

Representando a Sedihpop, a secretária adjunta de Participação Popular, Creuzamar de Pinho, destacou que o Estado brasileiro tem uma dívida social para com essas comunidades, sejam elas rurais ou urbanas. É chegada a hora de garantirmos as melhorias necessárias em todas as áreas e reconhecer a importância cultural da negritude em nossa sociedade. Pontuou. 

A boa notícia veio da Fundação Palmares. Segundo o seu superintendente George Alan Ramalho, já está marcada para os dias 16 e 17 de outubro a visita técnica ao bairro da Liberdade. Segundo ele, este é o último passo para a certificação definitiva que deverá sair até o fim de novembro.

Para o presidente do Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro - CISAF, Maykon Lopes, O reconhecimento e a certificação é uma luta que não pode acabar agora. Para ele, ainda há muito a fazer até que se potencialize e que se tenha mais visibilidade às mais de 120 manifestações culturais negras. Para ele, uma das formas mais eficazes para que se atinja este intento é a criação da Rota Quilombola. Assim, poderemos garantir visibilidade, respeito e renda para a população negra do Maranhão. 

Durante o evento, foram apresentadas pesquisas e estudos sobre o bairro da Liberdade como quilombo urbano e a palavra foi franqueada aos presentes que puderam debater e aprofundar sobre as carências diversas do bairro.

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.