PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

SEDIHPOP lança Prêmio Magno Cruz 2021 com novas categorias de premiação

By | Published | 7 Comentários

Este ano serão mais de 400 mil reais em prêmios para reconhecer ações de promoção e defesa dos direitos humanos

Na tarde desta quarta-feira (1º) a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular lançou o Prêmio Magno Cruz 2021, uma iniciativa do Governo do Maranhão que tem como objetivo reconhecer e multiplicar as ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos e ainda contribuir com o fortalecimento dos agentes e instituições que atuam na área.

O prêmio celebra a memória de Magno Cruz, militante maranhense reconhecido nacionalmente pela sua combativa atuação no campo dos direitos humanos e na luta do movimento negro e quilombola. Magno José Cruz era engenheiro civil de formação e faleceu em 2010, mas até hoje sua trajetória dentro dos movimentos sociais segue sendo um exemplo.

“É uma alegria muito grande para mim, gestor do Prêmio Magno Cruz desde sua criação, vê-lo crescendo, especialmente, em um período de crise, onde a solidariedade entre as pessoas é fundamental para a garantia de direitos. Além de reconhecer as boas práticas, ele visa incentivar novas práticas para que mais e mais pessoas se envolvam em ações de proteção e promoção dos direitos humanos.”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves.

Nesta edição as categorias são articuladas a partir dos eixos Educação Básica, Universidades, Áreas de Conflitos Possessórios e regularização fundiária, Poder público, Juventude e Lideranças Comunitárias, que estruturam a Rede Estadual de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. Ao todo, 36 ações serão reconhecidas com o valor total de 465 mil reais em prêmios.

Entre as novidades, o prêmio traz as categorias de Juventude e Ativismo Digital voltada para jovens que atuam nas redes digitais com foco na defesa dos direitos humanos; Comunicação e Direitos Humanos que premiará conteúdos jornalísticos com foco no debate e reflexão sobre o tema; e Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, para personalidades maranhenses que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos que serão escolhidas por voto popular.

As inscrições começam nesta quinta-feira (02) e poderão ser realizadas até o dia 02 de outubro, de forma presencial ou por e-mail. Todas as informações estão disponíveis no Edital Magno Cruz 2021 e os anexos aqui.

Para orientar os interessados em se inscrever no prêmio, serão realizadas oficinas virtuais com foco nos eixos e categorias de inscrição. Em breve o calendário será disponibilizado nas redes sociais @dhmaranhao (Instagram), @DHMaranhao (Twitter) e na página Direitos Humanos Maranhão no Facebook.

>>>>>>>>>>>>>>>>> ACESSE AO EDITAL AQUI <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

>>>>>>>>>>>>>>> ACESSE AOS ANEXOS EDITÁVEIS AQUI <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Card magno cruz 2021

155 Visualizações

7 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos

e Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São

Luís/MA. CEP: 65051-000 Horário de

atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@ma.gov.br