Atos 8 de março - 2018

5 de Março de 2018, 18:24 , por Karla Miranda - 0sem comentários ainda | Ninguém aparecerá a este evento.
8 de Março de 2018, 3:00 MA

.

Ato do 8 de março - 2018

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, é um claro reconhecimento às lutas feministas por igualdade, justiça e respeito.

Ações são realizadas anualmente, principalmente por movimentos sociais, para marcar a data e levantar lutas históricas, como o combate ao racismo, a defesa da vida das mulheres e dos seus direitos sexuais e reprodutivos; e ainda lutas decorrentes do atual cenário político brasileiro, como a reafirmação da democracia e o arquivamento da reforma da previdência.

Confira programação em alguns municípios do estado

• São Luís:

São Luís: #2018M debate A situação das mulheres em tempos de golpe

Data: 07 de março de 2018 (quarta-feira)

Local: Auditório Ribamar Carvalho (Área de Vivência – Campus do Bacanga)

Realização: APRUMA

Debatedoras: Carla Serrão (Serviço Social/UFMA) e Joana Coutinho (Ciências Sociais/UFMA)

Após o debate haverá coquetel em homenagem às mulheres, com apresentação musical de Tássia Campos.

Ação cultural: Menos Flores, Mais Respeito.

Horário: 8h30

Local: Praça Nauro Machado – Praia Grande

Realização: Defensoria Pública do Estado do Maranhão

Para outras informações: acesse o site da Defensoria Pública - abre nova aba.

Solenidade de assinatura de atos referentes às políticas para as mulheres

Horário: 14h30

Local: Casa da Mulher Brasileira, em São Luís (Av. Professor Carlos Cunha, 572 – Jaracati)

Realização: Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher.

Serão formalizados decretos instituindo Grupos de Trabalho Interinstitucionais; de qualificação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; de instalação do Sistema de Atendimento Integral à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; e de regulamentação do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Saiba mais: Governo do Estado institui ações de enfrentamento a violência contra a mulher (abre nova aba).

Caminhada das Mulheres – 2018

Horário: a partir das 15h30

Local: concentração em frente ao Liceu Maranhense – São Luís – MA.

Realização: Fórum Maranhense de Mulheres.

Percurso: Rua Grande, Praça João Lisboa, Rua do Egito, Beira Mar, Nauro Machado.

Atividades: protestos, falas e shows.

Para outras informações: acesse o facebook do Fórum Maranhense de Mulheres (abre nova aba).

• Bequimão: 1ª Marcha das Margaridas e Jovens Bequimãoenses

Data: 08 de março de 2018

Local: concentração em frente à Rodoviária

Realização: Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Bequimão – MA.

• Santo Antônio dos Lopes: Eventos comemorativos ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, com o tema: O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres.

Data: 08 de março de 2018

Realização: Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal da Mulher

07h30 _ Saída da Pracinha - Caminhada ao Clube Recreativo

Atividades: palestras, serviços sociais e de saúde, momentos culturais e feira de artesanato

14h _ Torneio de futsal feminino

15h30 _ Torneio Vôlei feminino

17h Aulão de Zumba

• Cajapió: Ação Mulher

Horário: 08h30

Local: Centro Comunitário

Realização: Departamento da Mulher da Prefeitura Municipal de Cajapió.

Atividades: sorteio de brindes, cabeleireiro, manicure, maquiagem e serviços de saúde voltados para as mulheres.

• Turiaçu: Movimento Mulheres Unidas de Turiaçu

Data: 08 de março de 2018

Local: Concentração na Praça São Francisco Xavier, a partir das 7h.

Realização: Movimento Mulheres Unidas de Turiaçu (MUT) / Clube de Mães Turienses / SINDSPMT / Colônia de Pescadores(as) de Turiaçu / SINTET/ Secretaria Municipal de Educação / Secretaria Municipal de Saúde / Secretaria Municipal de Assistência Social.

07h - Abertura/Café da Manhã

08h - Passeata

10h - Retorno para Praça/ Apresentação Probiótica, desfiles, declamação de poemas, mensagens, participação da Marinha do Brasil;

12h - Encerramento distribuição de flores/atração cultural da terra.

• Paço do Lumiar: Ação Social Mulher

Local: Sede do Águia do Norte – Avenida Principal da Pindoba

Realização: SEMUS/SEMUP - Prefeitura de Paço do Lumiar

Programação terá atendimentos médicos (preventivo, manicure, teste rápido de HIV, clínico geral, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia) e prestação de serviços estéticos (design de sobrancelhas e hidratação capilar).

• Parnarama: Evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Local: Ginásio Poliesportivo Anísio Batista

Realização: Prefeitura Municipal de Parnarama

• Pastos Bons: Dia Internacional da Mulher “Pela Vida das mulheres e contra todas as formas de violência”

Data: 08 de março de 2018

Realização: Prefeitura de Pastos Bons.

06h – Bicicletada - concentração em frente à Prefeitura Municipal. Roteiro: Prefeitura – Ginásio – Associação de Mulheres.

08h – Café da Manhã - Associação de Mulheres

09h30 – Roda de Conversa

14h – Roda de Conversa: “Eu sou mulher, sou capaz”.

17h – Encerramento

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher se estenderá por outros dias.

• Balsas: Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Data: 09 de março de 2018

Horário: 08h

Local: Clube Recreativo Balsense (CRB)

Realização: Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Emprego

Atividades: tendas de serviços e atendimentos, aulas de dança, sorteio de brindes etc.

Os eventos são de inteira responsabilidade dos seus realizadores.

O seu evento também pode integrar nossa agenda. Envie as informações para o nosso e-mail participama@participa.ma.gov.br ou participama@gmail.com.

Participação Popular, Mulher, Eventos, Feira, Caminhada, Direitos Humanos, Marcha, 8 de março, Palestra