Mesa de Diálogos discute a participação das mulheres negras na política e homenageia à Marielle Franco

12 de Março de 2020, 20:03 , por Mariana Karilena Moura - 0sem comentários ainda | Ninguém aparecerá a este evento.
de 13 até 13 de Março de 2020

A 2ª Mesa de Diálogos "A Participação Feminina na Política: O Desafio das Mulheres Negras" será realizada nesta sexta-feira, 13 de março, às 9 horas, na Sala Vip da Câmara Municipal de São Luís. Após a Mesa de Abertura, que será composta por entidades, movimentos e parlamentares presentes, o tema será discutido pela advogada Conceição Rocha (membro da Comissão de Direitos Eleitorais da OAB Maranhão), pela Presidenta do Conselho Estadual de Direitos Humanos Mari Silva e pela professora da UFMA Silvane Magali, também membro do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa. A mesa terá mediação de Creuzamar de Pinho, membro da União Por Moradia Popular e da Rede de Mulheres Negras do Maranhão.

A Mesa acontece nessa data para homenagear Marielle Franco, assassinada com Anderson Meneses no dia 14 de março, há dois anos. Marielle, mulher negra da favela da Maré, era vereadora do Rio de Janeiro, conhecida pela luta em defesa do empoderamento das mulheres e por justiça social para todos e todas. "Marielle foi morta, mas jamais silenciada, pois virou semente. Suas ideias seguem com todas nós, mulheres negras, que buscamos ocupar todos os espaços na sociedade para garantir dignidade e justiça social com oportunidade para todos" explica Creuzamar de Pinho, coordenadora da Mesa de Diálogos, que lembra ainda a necessidade de esclarecer o crime e punir os culpados: "Queremos saber quem mandou matar Marielle e, mais que isso, queremos punição para todos os envolvidos na sua morte", finaliza.
O evento, de iniciativa da União por Moradia Popular com apoio dos grupos de mulheres negras Maria Firmina dos Reis e Mãe Andreza e da Rede de Mulheres Negras do Maranhão, é aberto ao público e contará ainda com intervenções artísticas.

O que: 2ª Mesa de Diálogos "A Participação Feminina na Política: O Desafio das Mulheres Negras"

Quando: 13.03

Onde: Sala Vip da Câmara Municipal de São Luís