Ir para o conteúdo

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

ou

Acessos - comunidade

  • 215 comentários
  • 369955 acessos
 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Municípios do território Lençóis Munim apontam investimentos durante a Escuta de Barreirinhas

13 de Julho de 2015, 3:00 , por Edu Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

 

A ampla participação popular tem marcado as Escutas Territoriais realizadas pelo Governo do Estado. Pelos territórios onde já foram realizadas, mais de duas mil pessoas, entre representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos, apresentaram suas contribuições para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para o Orçamento Participativo (OP) de 2016.

No território Lençóis Munim, a escuta territorial aconteceu no município de Barreirinhas, na última sexta-feira (10), no Centro Paroquial, com a presença de 304 pessoas, com o objetivo de definir prioridades para as políticas públicas, através de demandas regionais que serão executadas através do PPA para o período de 2016/2019 e dos orçamentos anuais do mesmo período.

O governador Flávio Dino avaliou positivamente a interação dos cidadãos nas discussões, já que a participação popular nas decisões governamentais é uma das diretrizes da atual gestão. Para ele, a iniciativa de promover o orçamento participativo é fundamental para que a população possa opinar, incluir sugestões e sugerir modificações ao poder público.

A participação popular é o caminho pelo qual nós podemos identificar as reais prioridades da população maranhense. É nossa obrigação ouvir as pessoas, ouvir as reivindicações, saber onde os problemas maiores estão se verificando e identificar as soluções. Nós valorizamos muito esse momento e fizemos questão de que, em relação ao Plano Plurianual 2016/2019 e ao Orçamento Participativo (OP) de 2016, nós pudéssemos ter a presença das lideranças, dos movimentos sociais, das igrejas, e de todos aqueles que queiram opinar sobre as prioridades que nós, no governo, devemos levar à frente”, afirmou o governador Flávio Dino durante a última plenária realizada em Barreirinhas.

Entre os participantes da Escuta Territorial de Barreirinhas, que envolveu representantes de Cachoeira Grande, Rosário, Presidente Juscelino, Tutóia, Bacabeira, Axixá, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, estava o lavrador e pescador Antônio Marcos Soares Costa, que foi participar do encontro para apresentar sugestões para sua região.

Vim com uma comitiva e nosso objetivo é participar ativamente dessas escutas, para que possamos apresentar as necessidades de nossa cidade, como, por exemplo, pedir um melhor abastecimento de água, pois nosso sistema é precário, assim como a parte de infraestrutura e nossa tão sonhada titularização de terras”, revelou o Antônio Marcos.

 


Categorias

Escutas Territoriais