PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Audiência pública do OP em São Luís marca encerramento do ciclo de eventos presenciais em 2024

By | Published | Nenhum comentário

São Luís encerra com chave de ouro a etapa de audiências públicas do Orçamento Participativo 2024. Na última terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), 340 maranhenses representados pelo poder público, movimentos sociais e pela sociedade civil participaram da escolha de 4 proposta para serem votadas aqui no Participa MA.

A população da região Ilha do Maranhão escolheu pelas seguintes propostas para votação final na plataforma:

• Realizar obras e ações de manutenção, reforma e construção de rodovias através de recursos públicos e de Parcerias Público-Privadas, pavimentação asfáltica e drenagem profunda da estrada da Vitória, iniciando na avenida Bernardo Coelho indo até a General Arthur Carvalho com saída para a MA 203, Araçagy e 204 Maioba, interligando os 4 municípios da Ilha e escoando o trânsito na avenida São Luís Rei de França; drenagem e asfáltica da avenida Santana, entre São José de Ribamar e São Luís.
  • Fornecer às Cooperativas e Associações de Catadores e Catadoras atuantes com resíduos sólidos equipamentos, máquinas e EPIs.
  • Instituir, na área da infância e juventude, a execução regional dos Centros Integrados de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência e coordenar a articulação de políticas públicas para a proteção integral infanto-juvenil.
  • Fortalecer a produção da agricultura familiar, a pesca e a aquicultura artesanal, economia solidária e a autonomia socioeconômica das mulheres, através das ações de capacitação, da facilitação do acesso ao crédito e de incentivo à tecnologia, à assistência técnica, à formação de cooperativas e assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, de máquinas, equipamentos e insumos, aumentando a produção e a competitividade destas atividades econômicas.

O OP é uma política pública realizada pelo Governo do Maranhão, com a coordenação das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan). Ao todo, 5.637 maranhenses participaram em 2024 das 32 audiências públicas do OP em todo estado.

Agora chegou a hora de votar na proposta que deve ser priorizada em 2025!  Vote pelo WhatsApp através da Juçara, Assistente Virtual do Governo do Maranhão (clique aqui para votar pelo Whatsapp)