plataforma digital de participação popular do maranhão
By Participa Maranhão | Published | Nenhum comentário
Na tarde do dia 25 de julho, no centro de São Luís, o comitê de mulheres negras realizou a 12ª marcha em alusão ao dia internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha e ao dia nacional de Tereza Benguela.
A marcha que teve como tema “Reparação e Bem Viver” foi idealizada nacionalmente pelo movimento Julho das Pretas, aqui no Maranhão coordenado pelos seguintes movimentos: Grupo de Estudos Femininos Negros Marielle Franco, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão, G.M.N Maria Firmina, Centro de Cultura Negra, Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, Coletivo de Lideranças Feministas da Área Itaqui-Bacanga, Coletivo Dan Eji, Rede de Mulheres Negras do Maranhão e APNs.
A concentração foi na praça Deodoro e percorreu o trajeto da Rua Grande até o Centro de Referência da Economia Solidária – Cresol, na Praia Grande (Centro histórico). Cerca de 80 pessoas caminharam reivindicando pela erradicação do racismo, do sexismo e por melhorias para as mulheres negras, que segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA são as maiores afetadas pela vulnerabilidade social.
Para a assistente social Lucianne Morais, a marcha é muito importante para que as mulheres negras sejam vistas, lembradas, validadas e principalmente para a garantia de direitos.
Luzia Martins, que faz parte do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, contou que a preparação para a marcha levou um ano e que o evento de ontem foi um preparatório para a marcha nacional, que acontecerá em 2025. Para Luzia, “Reparação e bem viver para as mulheres negras passa pela educação, pela ocupação de espaços de poder e pela necessidade de creche para as mulheres conseguirem sair para o trabalho”.
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular – SEDIHPOP
Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,
Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.
CEP: 65051-000
Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:
Deixe um comentário