plataforma digital de participação popular do maranhão
By Participa Maranhão | Published | Nenhum comentário
Com início nos dias 21 e 23 de junho, foi realizada a primeira semana de Audiências Públicas presenciais do Orçamento Participativo 2022 em oito Macrorregiões do Estado, nas quais foram aprovadas diversas propostas, no âmbito dos quatro eixos de discussão dos grupos de trabalho: Enfrentar as Injustiças Sociais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente e Infraestrutura.
Até o momento, a população nos municípios já indicou 40 propostas para serem priorizadas, após a conclusão de todas as Audiências, na votação que ocorrerá aqui na Plataforma Digital Participa MA. As propostas abrangem, por exemplo, desde a criação de um centro regional de direitos humanos a atividades industriais através de subsídios fiscais pelo Governo do Estado. Participaram ativamente das audiências nessa primeira rodada mais de 900 participantes, oriundos das seguintes macrorregiões: Cocais; Alto Turi Gurupi; Sertão do Maranhão; Vale do Pindaré; Lençóis e Munin; Vale do Itapecuru e Cerrado Amazônico.
De acordo com a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa, que participou da Audiência Pública da Região dos Cocais no município de Caxias, esse momento possui um caráter mobilizador, que visa garantir uma participação efetiva da sociedade maranhense. ”Nós buscamos fortalecer a participação da população e da sociedade civil na construção das políticas públicas e aperfeiçoar os mecanismos de participação popular no Estado”, declarou.
As próximas Audiências ocorrerão nos dias 27 e 28 de junho, nos municípios de Bequimão, Pedreiras, São Luís, Balsas e Grajaú. O Orçamento Participativo é coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). A ação é um estímulo à participação da população maranhense na construção do orçamento público estadual, possibilitando ao cidadão decidir as prioridades na aplicação e investimento do dinheiro público.
Confira alguns registros dos momentos das audiências públicas na galeria abaixo:
n
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular – SEDIHPOP
Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,
Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.
CEP: 65051-000
Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:
Deixe um comentário