plataforma digital de participação popular do maranhão
By Participa Maranhão | Published | 2 Comentários
Programa “Meu Celular de Volta” fez 400 pessoas devolverem os aparelhos após serem intimados pela Justiça no Maranhão. A entrega dos aparelhos recuperados aos donos deverá acontecer na primeira quinzena de novembro.
Com foco na redução de crimes como roubos, furtos e assaltos a ônibus coletivos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, lançou no Maranhão o programa “Meu Celular de Volta”. A iniciativa é inspirada em outros projetos com a mesma finalidade realizados no Espírito Santo e no Piauí.
O programa já recuperou mais de 400 celulares. Destes, 218 aparelhos foram recuperados nesta última terça-feira (22), em mutirão realizado no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luís. A SSP estima que o número possa ser ainda maior já que muitas pessoas que não puderam comparecer ao local procuraram delegacias na capital e em cidades do interior do estado para entregar os aparelhos e prestar esclarecimentos.
Os celulares recuperados serão devolvidos aos verdadeiros donos ainda na primeira quinzena de novembro. Eles foram localizados através dos números de IMEI informados em registros de ocorrências de perda, furto ou roubo na Grande Ilha, a primeira região do estado abrangida pelo programa.
Mais de 80 policiais civis e delegados fizeram uma força-tarefa para recuperar os celulares. Após entregarem os aparelhos, as pessoas saem com um registro de devolução voluntária.
O “Meu Celular de Volta” se destina às vítimas de roubo e furto de celular e às pessoas que perderam seus dispositivos e que registraram o Boletim de Ocorrência informando o número de IMEI. Inicialmente, são abrangidos apenas registros da Grande Ilha. A partir de novembro, o programa será expandido para Imperatriz e, em seguida, para mais municípios do interior do estado.
A iniciativa visa reduzir os crimes relacionados a celulares, como roubos e furtos, além de desestimular a comercialização de aparelhos de origem ilícita, diminuindo também a ocorrência de crimes transversais, uma vez que celulares roubados costumam conter aplicativos de bancos, senhas e dados pessoais, facilitando fraudes financeiras e golpes, entre outros delitos.
Para informações detalhadas sobre o Programa, acesse: https://www.ssp.ma.gov.br/meucelulardevolta/
2 Responses
Deixe um comentário Cancelar resposta
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular – SEDIHPOP
Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,
Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.
CEP: 65051-000
Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:
Eu quero saber se o meu celular que foi roubado foi achado pq não recebi intimação pq mudei de número
Que bom que Brandão está presente nas entregas dosa aParelhos .