plataforma digital de participação popular do maranhão
By Participa Maranhão | Published | Nenhum comentário
Nos dias 24, 25 e 26 de abril reuniram-se mais de 600 pessoas para discutir a garantia de direitos das pessoas com deficiência no Maranhão durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema foi: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, e subtema: “Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
O evento de abertura contou com a presença do Governador Carlos Brandão e do Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, que assinaram o termo de adesão do novo plano Viver Sem Limites, do Governo Federal – plano que tem como compromisso a gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção do direito à educação, assistência social, saúde e aos demais direitos.
O Ministro Silvio Almeida enfatizou, durante sua exposição, a importância deste Plano para a participação popular, enfrentamento do capacitismo e se manifestou sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência (PCD) para a construção da democracia, bem como da implementação de conselhos regionais para pessoas com deficiência.
Estiveram presentes pessoas com deficiência de diversos municípios; autoridades do poder público estadual, municipal e federal; servidores públicos, professores, estudantes e interessados na temática, com objetivo fomentar a implementação de políticas públicas para implementação nos níveis municipal, estadual e federal.
Na ocasião houve também a entrega simbólica de carrinhos do Programa Mais Renda para beneficiários com deficiência, como forma de incentivar autonomia através da geração de renda.
Programação
No segundo dia de evento aconteceu a Palestra Magna da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella, que explanou sobre o Plano Novo Viver Sem Limite. Após leitura e aprovação do regimento interno, seguiu-se apresentação dos cinco eixos temáticos para discussão nos Trabalhos em Grupos:
Como resultado dos três dias de conferência, foram aprovadas 25 propostas, resultantes dos Trabalhos em Grupo realizados no último dia de Conferência, que serão apresentadas pelos delegados do Maranhão durante a Conferência Nacional que acontecerá em Julho, em Brasília.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS PROPOSTAS APROVADAS PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL
Confira abaixo a lista dos 22 delegados eleitos durante a V Conferência para representar o maranhão na conferência nacional:
Sociedade Civil
1-Noel de Lima Silva
2-Francisco Paulo Mendes Junior
3-Antônio Carlos Roseno Pereira
4-Ana Paula Macedo dos Santos
5-Jair Elson França Martina
6-José Luiz Câmara Santos
7-Elaine Cristina de Lima Silva Freitas
8-Evandro Pereira Fernandes
9- Salomão Ferreira mourão
10-Paulo Carneiro Teixeira
11-Wilson Moraes
Poder público
1-Isabele Passinho da Silva
2-Priscilla Moreira Araújo Selares
3-Luiz Gonzaga Nunes Neto
4-Erlanne Lívia Dias Batista
5-Terezinha de Jesus Campos
6-Meiriane Botelho Gonzaga
7-Ana Hélia dos Santos Soares
8-Regina Célia Nobre Lopes
9- Luzia Brandão Santos
10-Maria Dalva Lessa de Carvalho
11-Yara Lima
Para Paulo Junior, conselheiro municipal de São José de Ribamar, as expectativas para o pós conferência é que se faça vigorar a política de direito, de inclusão e que o poder público e a sociedade civil tenham um olhar cada vez mais voltado às pessoas com deficiência, para assim quebrar as barreiras atitudinais.
A V Conferência foi uma realização do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD) e Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Administração (SEAD), UFMA e Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular – SEDIHPOP
Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,
Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.
CEP: 65051-000
Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:
Deixe um comentário