PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

CREAISPI celebra dois anos de atuação com a campanha “Envelhecer com Direitos” e Acordo de Cooperação para formação profissional dos idosos no MA

By | Published | Nenhum comentário

Foto: Manu Farias (Ascom/Sedihpop)

Em comemoração aos dois anos de existência do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão – CREAISPI, obra resultante de uma das edições do Orçamento Participativo (OP), a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac/MA) assinaram Acordo de Cooperação mútua, na última terça-feira (30), para promover a inclusão social da população idosa por meio da oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas.

O Acordo prevê uma pesquisa para identificar quais as áreas de interesse, as necessidades e oportunidades de inclusão das pessoas idosas no mercado de trabalho. A implantação do programa está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.

O evento comemorativo dos 2 anos do CREAISPI contou ainda com o lançamento da campanha “Envelhecer com Direitos”, coordenada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIMA) em parceria com a Sedihpop para o fortalecimento da Política Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa no Maranhão, a partir da criação e regularização dos dos conselhos municipais.

Fotos: Manu Farias (Ascom/Sedihpop)

 

SAIBA MAIS SOBRE O CREAISPI 

O Centro de Referência voltado para a população idosa é uma obra resultante de indicação popular em audiência pública e posterior eleição de prioridade no processo de votação do OP, ação executada anualmente pela Sedihpop em parceria com a Seplan.

É um espaço de referência para o atendimento a pessoas com mais de 60 anos, que conta com uma equipe interinstitucional e multidisciplinar, coordenado pelas secretarias de estado Sedihpop, Sedes e SES.

Há também outras ações realizadas em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado (representado pelas 16ª e 17ª Promotorias Especializadas da Pessoa Idosa), Secretaria de Estado da Segurança Pública (representada pela Delegacia do Idoso) e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz/MA).

Para acessar os serviços do CREAISPI, basta agendar o atendimento na Central de Marcação por meio do aplicativo do VIVA/Procon.

42 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br