A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) promove a ‘Caravana de Direitos Humanos – II Colóquio de Direitos Humanos’. O evento ocorrerá no dia 10 de dezembro (terça-feira), das 13h às 18h, no Centro de Ciências Sociais (CCSO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís.
O Colóquio, voltado para a comunidade universitária, busca incentivar a sociedade a se mobilizar em torno de uma agenda que integra direitos humanos, democracia e bem-viver. Com o propósito de fortalecer o papel transformador da universidade, o evento busca promover a reflexão e a ação coletiva em prol de um projeto popular comprometido com a justiça social e a equidade.
Confira a programação:
13h – Abertura e recepção (entrega de kits aos participantes por sala temática);
14h às 15h30 – Rodas de diálogos divididas em 6 temáticas:
– Sala 1: Política Penal, Democracia e Controle Popular
Palestrantes: Cristian Gamba – Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Advogado e Psicólogo. Pesquisador da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
Graziela Nunes – Assistente social, coordenadora de projeto da SMDH e mestra em Desenvolvimento socioespacial e regional.
– Sala 2: Memória, Verdade e Justiça.
Palestrantes: Rosiana Queiroz – Professora e militante de direitos humanos atuando na SMDH na proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.
Arnaldo Vieira – Professor do curso de Direito da UNDB. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA. Doutor em Políticas Públicas pela UFMA. Advogado. Sócio do escritório Macieira, Nunes, Zagallo e advogados associados. Membro da Associação dos Juristas pela Democracia – ABJD.
– Sala 3: Defesa intransigente dos Direitos Humanos e do Serviço Social.
Palestrante: Carla Serrão – Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da UFMA. Mestra e Doutora em Políticas Públicas pela UFMA. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas – GDÈS, vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Serviço Social, Políticas Públicas, Infâncias e Adolescências, Direitos Humanos, Racismo e Feminismo Negro.
– Sala 4: Comunicação em Direitos humanos: disputas de narrativas e enfrentamento aos discursos de ódio.
Palestrante: Francisco Gonçalves da Conceição – Professor do Departamento de Comunicação Social – DCS/UFMA. Mestre em Comunicação e Cultura – UFRJ Doutor em Comunicação e Cultura – UFRJ.
– Sala 5: Educação em direitos humanos.
Palestrante: Marilda Martins – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da UFMA e do Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEb UFMA). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação do Campo na América Latina (GEPEC _ América Latina).
– Sala 6: Política antimanicomial para pessoas com transtornos mentais em situação de conflito com a lei: o que propõe a portaria 4.873/2024 do Ministério da Saúde?
Palestrantes: Alexandra Avelar Tavares – Mestre em Psicologia pela PUC Rio de Janeiro. Especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/Rio de Janeiro.
Wallyson Martins Ribeiro – Graduado em psicologia pelo Programa Universidade para Todos, com intercâmbio acadêmico pela Universidade do Porto/ Portugal. Formação teórico-prática em psicologia histórico cultural e reabilitação. Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia e em Avaliação Psicológica pelo Instituto Pangeia. Psicólogo na Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
15h30 às 17h – Apresentação e resumo de projetos de pesquisa:
– Seminário Temático – Direitos Humanos e Sistema de Justiça.
– Seminário Temático – Comunicação e Direitos Humanos.
– Seminário Temático – O Papel do Serviço Social na Luta pelos Direitos Humanos.
– Seminário Temático – Educação Popular e Direitos Humanos.
– Seminário Temático – Saúde Mental e Direitos Humanos.
17h30 às 18h – Encerramento.
Para mais informações, clique aqui.