plataforma digital de participação popular do maranhão
By Participa Maranhão | Published | Nenhum comentário
Após a entrega recente de títulos pelo Governo Federal em territórios quilombolas no município de Alcântara-MA, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) retorna a essas comunidades, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para promover os direitos das pessoas idosas através do Programa Viva Mais Cidadania.
A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) participou das ações, que ocorreram entre os dias 22 e 24 de novembro, representada pelo secretário adjunto de Participação Popular, Pedro Leonardo Tavares, e Coordenadora Estadual da Política da Pessoa Idosa, Cleide Moreno.
O objetivo da atividade foi promover o fortalecimento de direitos, inclusão e valorização da população idosa das comunidades quilombolas visitadas (Itamatatiua, Peru e Santa Maria). A expectativa é que as pessoas idosas tenham maior protagonismo na defesa de seus direitos, além do fortalecimento de redes locais para a promoção da cidadania.
Entre as demandas apresentadas pelos participantes da atividade, destacam-se as ligadas à saúde, infraestrutura (deslocamento, estradas), acesso e letramento digital.
“Esse programa traz a noção de cidadania para uma comunidade que está em uma situação de extrema vulnerabilidade, porque são pessoas idosas quilombolas”, afirmou na ocasião a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão – CEDIMA, Isabel Lopizic.
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e
Participação Popular – SEDIHPOP
Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,
Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.
CEP: 65051-000
Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:
Deixe um comentário