PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Reconhecimento, memória, reparação e identidade: confira os destaques do “Novembro negro” promovido pelo Governo do Maranhão

By | Published | Nenhum comentário

Assinatura de decretos, acordo de cooperação, ordem de serviço e títulos de regularização em atendimento a demandas da população negra maranhense. Fotos: Manu Farias (ASCOM-Sedihpop)

.

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20), o Governo do Maranhão promoveu nesta segunda-feira (25) uma tarde cultural com direito a anúncios de obras e ações em prol do fortalecimento das comunidades negras e quilombolas do estado, no Centro de Cultura Negra – CCN (João Paulo, São Luís-MA).

Destaca-se, dentre os diversos momentos do evento, a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma de toda a estrutura física do CCN, a fim de que se torne um espaço mais eficiente na preservação e difusão da memória e da cultura negra, bem como na promoção de ações educacionais e artísticas.

A solenidade incluiu a assinatura de dois decretos importantes: criação do Centro de Referência Quilombola (apoio especializado às comunidades quilombolas em saúde, educação, direitos territoriais etc) e instituição do Comitê Estadual do Afroturismo (que contará com a participação de diversos órgãos estaduais, especialmente Setur, Sedihpop e Seir).

O evento contou ainda com a entrega de nove títulos de propriedade para comunidades quilombolas pelo ITERMA (programa Paz do Campo), garantindo segurança jurídica e fortalecimento de suas práticas culturais e territoriais. Foram contemplados os povoados Bom Jesus, em Cândido Mendes; Graça e Jacuica, em Matinha; Boqueirão, em Icatu; Mirinzal da Julita, em Presidente Juscelino; Mirinzal, no municipio de Mirinzal; Cajueiro e Carro Quebrado, em Viana; e Campo Redondo, em Bacabal.

Além disso, foi firmado Acordo de Cooperação Técnica para a implementação de trilhas educativas de combate ao racismo institucional, parceria entre a Escola de Governo, SEDIHPOP, SEMU e outros órgãos do estado.

Por fim, os participantes foram agraciados com o lançamento do livro “Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade”, fruto da parceria entre Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Além dos referidos atos, o público do evento contou com alimentação nos carrinhos do Mais Renda (Sedes) e oferta dos seguintes serviços da Sedihpop: a) Ouvidoria dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude; b) Comissão de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade; c) Centro Estadual de Apoio às Vítimas; d) Cadastro Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais.

 

13 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br