PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Vem aí a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência!

By | Published | 10 Comentários

AVISO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

Com o tema: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, e subtema: “Construindo um Brasil mais Inclusivo”, acontecerá neste mês de abril na capital do estado, São Luís, a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 24, 25 e 26 no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA).

Conforme o Censo Demográfico do IBGE de 2022, publicado em 07 de julho de 2023, o número de pessoas de dois anos ou mais que tem algum tipo de deficiência no Brasil é de 18,6 milhões. Isso representa um percentual de 8,9% da população brasileira. No estado do Maranhão, de acordo com o mesmo Censo, a população com deficiência equivale a 649 mil. Isso corresponde a 9,3% da população maranhense.

As Conferências são espaços institucionais preenchidos por representantes do governo e da sociedade civil para diálogo e tomada de decisão a respeito das diretrizes gerais de uma determinada política pública – como as que se voltam aos direitos da pessoa com deficiência.

Até o momento, já foram realizadas quatro conferências estaduais dos direitos da pessoa com deficiência no Maranhão (2006, 2008, 2012 e 2015).

 

>> CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA QUINTA CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA <<

 

903 Visualizações

10 Responses

  1. e de grande importância a conferência estadual serão discutidos os direitos e desafios da pessoa com deficiência em nosso estado e município. que pena eu não poder participar, mas tô torcendo pra que seja uma ótima conferência.

  2. A V Conferencia Estadual da PcD será um momento impar para discutirmos as politicas públicas e fazer uma analise desse cenário na atualidade das PcD e claro traçar metas para serem atingidas e assim construirmos um Brasil muito mais inclusivo como está definido no tema e subtema do assunto ora discutido.

  3. Os senhores tem que melhorar e avançar no aspecto do transporte para buscar as pessoas com deficiência, e principalmente os cadeirantes, pois sabíamos que o transporte público é caótico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br