Foto: Manu Farias

PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Promoção de direitos às crianças e adolescentes: saiba mais sobre as oficinas de formação do novo Sipia-CT

By | Published | Nenhum comentário

Foto: Manu Farias

Foto: Manu Farias

 

Conselheiros tutelares da Região Metropolitana de São Luís presenciaram na última terça-feira (3) o lançamento do calendário das oficinas de formação do novo Sistema de Informação para Infância e Adolescência para Conselheiros Tutelares, o Sipia-CT.  O evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (Cedca), no auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A nova plataforma foi reformulada para ampliar a capacidade dos conselhos tutelares de responder às violações de direitos, assegurando respostas ágeis e precisas, além de contribuir para o desenvolvimento contínuo da gestão das políticas públicas relacionadas à infância e à adolescência.

As oficinas serão realizadas em municípios-sede de 22 regiões do estado e pretendem alcançar mais de mil conselheiros tutelares dos 217 municípios maranhenses. Além deles, também poderão participar das oficinas conselheiros de direitos e profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A plataforma nacional é coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O intuito é tornar o Sipia uma política pública, de modo a identificar, precocemente, crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados.

As oficinas de formação do Sipia-CT serão iniciadas no mês de setembro pela capital São Luís, contemplando os municípios de Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcântara; depois em Morros, incluindo também Icatu, Axixá, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande; e em Bacabeira, voltadas também para Rosário e Santa Rita.

 

 

108 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br