PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

LDO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A participação na LDO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

    Você já sabia que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030, que foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas você também sabia que os ODS dialogam com o Orçamento Público do seu Estado? 

    A agenda é uma chamada de ação, em nível mundial, para que governos, empresas, organizações sociais e a população adotem medidas que garantam desenvolvimento humano a todas as pessoas no mundo. Os princípios fundamentais da pauta são paz, prosperidade e uma relação harmônica com o planeta.
    O Governo do Maranhão realiza anualmente o Orçamento Participativo (OP), ação coordenada pela SEDIHPOP e SEPLAN que consiste na participação da população na escolha de quais obras e serviços o Estado vai executar na sua região. Nesse sentido, um ponto fundamental para o cumprimento dos ODS é que as instituições sejam eficazes e mantenham um diálogo constante com a população. Afinal, o poder público deve estar atento às necessidades e desejos de todas as pessoas.
    Portanto, a consulta pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um passo muito importante para que os cidadãos tenham vez na definição dos gastos públicos. 
    Só assim podemos cumprir com uma das metas da Agenda 2030, que está ligada a instituições responsáveis e estabelece que as decisões sejam tomadas de forma inclusiva, participativa e representativa.
    Este é o momento de você soltar a sua voz e nos ajudar a responder às seguintes perguntas: de que o Maranhão precisa mais? Quais devem ser as prioridades para o Governo do Estado em 2023?

Não perca a oportunidade de participar da consulta sobre a LDO.
É a hora de você ajudar a fazer a diferença para o futuro do Maranhão!

93 Visualizações

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos

e Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São

Luís/MA. CEP: 65051-000 Horário de

atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@ma.gov.br