PARTICIPA MARANHÃO

plataforma digital de participação popular do maranhão

Inscrições abertas – seleção de membros para o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

By | Published | Nenhum comentário

O Comitê Estadual de Combate à Tortura, que é vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop, informa que estão abertas as inscrições para seleção de 02 (dois) membros que farão parte do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, cuja missão será a de atuar no monitoramento regular a instituições de privação de liberdade.

Interessados(as) podem se inscrever presencialmente no período de 04 de março a 05 de abril, no horário de 8h às 18h, no protocolo da Sedihpop (Edifício Clodomir Milet – Bloco A, 2º Andar, Av. Jerônimo de Albuquerque – Calhau – São Luís/MA).

    • Atribuições profissionais previstas para esses membros: planejar, realizar e conduzir visitas periódicas e regulares a pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de verificar as condições a que se encontram submetidas.
    • Requisitos para se candidatar ao cargo: formação superior com pós-graduação em áreas relacionada à pauta; experiência prática comprovada na área de defesa dos Direitos Humanos; participação em cursos, oficinas, seminários e outros na área de defesa de direitos humanos e experiência em visitas a estabelecimentos de privação de liberdade com fins de inspeção, fiscalização e monitoramento.

Para mais informações sobre o processo seletivo (cronograma, etapas etc), acesse o Edital:

>> CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 <<

 

***

O que é o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura?

É uma instância do poder público executivo que assume o papel de realizar visitas periódicas e regulares a espaços de privação de liberdade, prevenindo ativamente situações ou riscos de tortura, além de outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas e degradantes. Dentre esses espaços, estão estabelecimentos públicos ou privados de detenção, aprisionamento, contenção ou de controle, vigilância, internação, abrigo ou tratamento como prisões, hospitais de custódia e tratamentos psiquiátricos, casas de repouso, dentre outros.

 

 

211 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e

Participação Popular – SEDIHPOP

Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar,

Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau – São Luís/MA.

CEP: 65051-000

Horário de atendimento: 13h às 19h. Contato:

participama@participa.ma.gov.br